domingo, 17 de junho de 2012

TCE colabora com o meio ambiente com reciclagem de resíduos sólidos






Lixeiras de coleta seletiva implantadas nos prédios do TCE-MTDesde 2010, o Tribunal de Contas de Mato Grosso vem desenvolvendo projetos para conscientizar os servidores quanto à reciclagem de resíduos sólidos. Ações como o uso de bloquinhos de anotações com papel reutilizado; recolhimento de plásticos e metais; coleta de vidros de amamentação e implantação de lixeiras para descarte seletivo fazem parte da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O objetivo da A3P é sensibilizar os gestores públicos para as questões ambientais e revisar os padrões de produção e consumo, assim como adotar novos referenciais em busca da sensibilidade socioambiental.
 
Para isso, o TCE-MT faz parte do Projeto “Vale-Luz”, onde são disponibilizadas Bags no subsolo e na entrada dos prédios para depósito de plásticos e metais. Em 2012, já foram arrecadados 152 Kg de plásticos e 6 Kg de metais. Os resíduos são recolhidos e convertidos em vale-luz, pois o valor arrecadado com a reciclagem é repassado à Creche Boa Vontade (local escolhido pelos servidores da instituição através de votação via internet), que abate o dinheiro em sua conta de energia. No ano passado, foram coletados no período de novembro de 2010 a dezembro de 2011, 752 Kg de plásticos e 61 Kg de alumínio, totalizando R$ 458,35.
 
Outra iniciativa é o recolhimento de vidros, que são encaminhados para a Sede do Projeto Via Láctea em Cuiabá e são utilizados para o armazenamento do leite materno. As embalagens devem ser somente de vidro com tampas plásticas, para evitar a contaminação. Recipientes de maionese, Nescafé, chá-mate e sucos são exemplos que podem ser doados. De acordo com a colaboradora do Núcleo de Qualidade de Vida do TCE-MT, Conceição Piva a atitude é significativa “além de ajudar a sustentabilidade, o material tem um ótimo destino”, afirmou.
 
Além dessas parcerias, o TCE-MT também colabora com o meio ambiente através da produção de blocos de anotações feitos com papéis A4. O material é recolhido em depósitos específicos localizados em cada um dos setores e distribuídos em toda a sede administrativa e em parte do Edifício Marechal Rondon. Para a produção, que é feita na própria entidade, é preciso que um lado da folha A4 esteja em branco. E, após utilizado para anotações, o espiral e as capas ilustrada e plastificada dos blocos são devolvidas para reaproveitamento em novos produtos.
 
Há cerca de um mês, também foram implantadas lixeiras de coleta seletiva em todos os prédios do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Segundo Conceição, a medida foi realizada a partir de um estudo “foi feito um levantamento no TCE, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso e uma das propostas para o meio ambiente, foi a implementação das lixeiras”, disse.
 
Todas as ações para melhorias e conscientização ambiental nas atividades rotineiras dos servidores partem do Núcleo de Qualidade de Vida do TCE-MT, criado em 2010. O setor ainda conta com a participação de servidores “multiplicadores” nas salas, que orientam e auxiliam sobre as medidas que podem ser tomadas para melhorias no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário