domingo, 17 de junho de 2012

Piauí estará presente em encontro internacional sobre comércio


Texto: A- A+
A Secretaria Estadual do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí participará de 11 a 13 de junho, do V Encontro Latino-Americano e Caribenho de Economia Solidária e Comércio Justo, que acontecerá no Rio de Janeiro.
O Encontro objetiva contribuir para o fortalecimento das redes de economia solidária e comércio justo por meio do diálogo de experiências e novas práticas econômicas. O principal objetivo deste novo tipo de comércio é garantir vida digna e perspectiva de futuro a empreendedores, por meio do comércio de seus produtos e serviços em condições justas e não de ajuda humanitária assistencialista. Para isso, estabelece o contato direto entre comprador e produtor.
Essa relação exime o empreendedor da dependência de intermediários e das instabilidades do mercado, ao mesmo tempo em que assegura ao cliente o papel de verdadeiro parceiro e agente do bem estar do seu fornecedor. Surge, assim, um novo perfil de consumidor: consciente e com responsabilidade social.
O resultado desse novo conceito é uma remuneração justa e uma relação comercial estável, além do desenvolvimento sustentável da comunidade, tanto no aspecto socioeconômico, quanto no que diz respeito ao meio ambiente.
A diretora da SETRE, Layane Tátila, acredita que este Encontro é uma boa oportunidade de mostrar ao Brasil e a outros países as potencialidades existentes neste sentido no Piauí. Além disso, pode ser uma boa chance de escoar a produção já existente com os projeto Buriti e Pequi, de Palmeirais, e com o projeto Redes Associativas Mafuá, todos dentro desta ideia de economia solidária e comércio justo.

A SETRE, responsável pelo fomento à Economia Solidária no Piauí, participará ainda das oficinas do Sistema Nacional do Comércio Justo e Solidário, sistema inovador que visa uma política de estimulo a cadeias justas de comercialização, redução da má distribuição de renda e a geração de desenvolvimento local sustentáv

Nenhum comentário:

Postar um comentário