domingo, 17 de junho de 2012

Sescoop/PR e Universidade Positivo estreitam parcerias

A Universidade Positivo (UP) e o Sescoop/PR estudam desenvolver novos cursos para atender as demandas de aprimoramento das cooperativas do Paraná. Na manhã desta sexta-feira (15/06) representantes das instituições reuniram-se na ExpoUnimed, no campus da UP, em Curitiba, e discutiram as possibilidades de sinergia, além de avaliar as iniciativas já em andamento. O evento abriu o dia de atividades dos agentes de Desenvolvimento Humano das cooperativas do Paraná, que vieram conhecer a estrutura da Universidade e os projetos de aperfeiçoamento voltados aos profissionais do setor. Entre os presentes, o reitor da UP, José Pio Martins, o diretor da Escola de Negócios, Rubens Fava, o diretor de marketing, Rogério Mainardes; o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, o coordenador de Comunicação do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Zanello Filho, e o chefe do setor de Treinamento e Seleção da Coamo, Antônio César Marini.

Gestão - Na opinião do reitor José Pio Martins, os processos de gestão hoje envolvem pessoas e sistemas. “O aprimoramento profissional é uma exigência do mundo moderno. Investir em pessoas é uma atividade educacional, de treinamento, de capacitação. E investir em sistemas e tecnologias é também algo que depende das pessoas que precisam estar preparadas e treinadas para serem eficazes. Educação e mundo empresarial são indissociáveis”, afirmou. Para Martins, a transformação por que passa o cooperativismo nas últimas duas décadas faz com que o aperfeiçoamento seja fundamental para a superação dos desafios do presente e do futuro. “É preciso dedicar tempo e recursos, em busca de conhecimento, para continuar crescendo. O sistema cooperativista do Paraná evoluiu muito e a criação do Sescoop/PR foi um ganho para o setor. Acredito que a parceria Universidade e Serviço S converge para bons resultados”, enfatizou. 

Melhorias constantes - O presidente da Ocepar destacou que a Universidade Positivo é uma referência em ensino em todo o país. ”Desde o início de constituição do Sescoop/PR foram firmadas diversas parcerias com instituições de ensino no sentido de melhor preparar os dirigentes e profissionais que atuam no sistema cooperativista. Avançamos muito neste sentido e precisamos melhorar constantemente, por isso essa aproximação com a UP. É importante buscar uma sinergia entre o mundo acadêmico e as cooperativas para que possamos desenvolver ainda mais a gestão e com isso beneficiar de forma direta aqueles que são a razão da existência de uma cooperativa: o cooperado”, disse.  “Precisamos cada vez mais investir nas pessoas, para que possamos competir de igual no mercado, especialmente em ramos como o agropecuário, crédito e saúde. E sabemos que podemos contar com os especialistas que a Universidade Positivo detém em seu quadro docente. Nós acreditamos muito nesta parceria”, ressaltou.

Controle - Koslovski fez questão de destacar também que o Sistema Ocepar investe no conhecimento há muito tempo e cada vez mais aperfeiçoa as ferramentas de controle dos investimentos realizados. “Um exemplo é um novo programa que foi totalmente concebido internamente, por profissionais do Sescoop/PR para saber se os recursos disponibilizados estão sendo bem aplicados nas reais necessidades das nossas cooperativas. Essa ferramenta, conhecida por Programa de Desenvolvimento de Cooperativas (PDC), foi apresentado durante os encontros de núcleos, sendo muito bem aceito pelas cooperativas”, relatou.

Novos desafios - O presidente também disse que as cooperativas são as principais empresas desenvolvedoras de pequenas comunidades. “Hoje o sistema é forte e representativo, temos 11 cooperativas que já faturam mais de R$ 1 bilhão por ano, em 2013 serão 13 cooperativas neste patamar, e precisamos nos preparar para os novos desafios que virão. Sempre digo que as cooperativas nasceram e cresceram nas regiões onde atuam, lá ajudam a desenvolver as cidades, gerando emprego, distribuindo renda. Elas nunca deixaram suas cidades, permaneceram lá sempre, diferente de empresas que são atraídas por isenções fiscais e, quando muda governo, vão embora. Este é mais um e importante diferencial do cooperativismo, sua identidade e comprometimento com as comunidades onde estão inseridas, isto está em nosso DNA”, concluiu.

 Pós-graduação - O gerente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, destacou que o início desta parceria acontece por meio de um primeiro curso de pós-graduação em Marketing para cooperativas - que está em andamento com 40 participantes de cooperativas. “O Sescoop/PR, em 12 anos de atuação, já realizou mais de 100 cursos de pós-graduação com universidades de referência. A ideia é fortalecer ainda mais os laços com a UP com outras iniciativas voltadas para as cooperativas”, finalizou.

Programação - Os agentes de desenvolvimento seguem em atividade na universidade durante esta sexta-feira, com visita ao Campus da UP, palestra com os professores Valmor Rosseto e Francisco Ferraes Neto e debates com especialistas em educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário