quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

bmw e boeing juntas na reciclagem da fibra de carbono

A BMW e a Boeing assinaram um acordo de colaboração para pesquisar formas de reciclar fibra de carbono. Ambas as empresas estão a aumentar rapidamente a utilização de fibra de carbono e querem encontrar uma forma útil de usar o material depois do fim da sua vida útil.
A Boeing tem a sua sede instalada no estado de Washington e a BMW tem um centro de desenvolvimento de fibra de carbono nesse mesmo estado. O novo Boeing 787 Dreamliner é 50% fabricado com fibra de carbono e a BMW vai usar plástico reforçado de fibra de carbono nas carroçarias dos seus modelos BMWi.
"Este acordo de colaboração é um passo muito importante no desenvolvimento da utilização e uso em final de vida útil de materiais de fibra de carbono. É especialmente importante planearmos o fim de vida de produtos feitos a partir de fibra de carbono. Queremos encontrar formas de recuperar e reutilizar esses materiais para fazer novos produtos. O nosso trabalho com o Grupo BMW vai ajudar-nos a alcançar esse objetivo", referiu o vice-presidente de Desenvolvimento de Produtos da Boeing Larry Schneider.
O acordo refere que a BMW e a Boeing irão partilhar as suas emissões de carbono nos processo de fabrico da fibra de carbono.
A BMW fabrica em Washington a fibra de carbono em bruto que necessita para o i3 e i8 e envia para a Alemanha para ser tecida. A montagem final acontece na fábrica da BMW em Leipzig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário