quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

SDR assina convênios com cooperativas da região de Erechim


O secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Ivar Pavan, assinou nesta quarta-feira (26), convênios com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Rio Grande do Sul (Unicafes) e com a Cooperativa de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol). O convênio com a Unicafes foi de R$ 160 mil e com a Cresol foi no valor de R$ 240 mil.

Em seu pronunciamento, o titular da SDR, Ivar Pavan, falou da importância que as cooperativas têm para o desenvolvimento da agricultura familiar no Estado. “O cooperativismo tem na sua essência a solidariedade e por isso é o elo para o fortalecimento dos agricultores familiares”, garantiu Pavan.Segundo o representante da Cresol, Carlos Copercini, hoje o crédito não é mais problema. “Nosso desafio está na aplicação dos recursos. O objetivo é poder dar uma boa orientação aos associados para viabilizar a agricultura familiar”, disse Copercini.

Para o presidente da Unicafes, Clamir Balen, esses recursos irão ajudar a dar qualidade no trabalho que já vem sendo desenvolvido e desta forma fortalecer o projeto que visa criar uma rede de cooperativas. “O desafio é que a Unicafes assuma a elaboração deste grande projeto que atenda os diferentes ramos do cooperativismo para uma estruturação das mesmas”, afirmou Balen.

Durante a cerimônia foi apresentado o acordo feito entre o Governo do Estado e a Cooperativa Central Agrofamiliar (Agricoop) ) que prevê a devolução de cinco unidades da antiga estatal Companhia Riograndense de Laticínios e Correlatos (Corlac) ao Estado do Rio Grande do Sul e que foi assinado pelo governador Tarso Genro, na última quarta-feira (19).

De acordo com o presidente da Agricoop, Mario Farina, esse acordo tem um significado muito grande, pois vai possibilitar reinvestir nos meios de produção e garantir o escoamento da produção aos produtores associados.

O ato foi realizado na Câmara de Vereadores de Erechim e teve a presença de representantes de cooperativas, sindicatos, vereadores regionais, Emater, os diretores da SDR, Gervásio Plucinski (Cooperativismo/DCOOP), José Batista (Agricultura Familiar/DAF) e o chefe de gabinete, Inácio Beninca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário