quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Brasil é o 3º país do mundo de consumo mais sustentável

B


 O Brasil, e outros países em desenvolvimento, ficam na frente de muitas nações bem mais ricas quando o assunto é preocupação do consumidor com a sustentabilidade. Perto do Natal, mês em que o consumismo é muito criticado, a quarta edição da pesquisa ‘Greendex’ (‘Índice Verde’) colocou o Brasil em terceiro lugar neste quesito.
O estudo é feito anualmente pela National Geographic Society e o instituto GlobeScan. Numa escala entre 1 e 100, o Brasil marcou 55,5 pontos. O curioso é que a primeira e segunda posições ficaram com Índia (58,9) e China (57,8) — outros emergentes, mas que são muitas vezes colocados entre os três maiores poluidores do mundo.
O Brasil ficou acima da média mundial quando o assunto é ir para o trabalho a pé ou de bicicleta, e também foi bem avaliado em quesitos como economia de água e consciência ao evitar compra de produtos com embalagem plástica.
Quase 40% dos brasileiros entrevistados afirmam também que se sentem mal quando pensam na própria ‘pegada ecológica’ — cálculo de recursos do planeta que usam. A posição contrasta com a dos EUA e do Canadá — os últimos colocados no Greendex 2012 com 44,7 e 47,9 pontos, respectivamente . Entrevistados do país declararam que são os menos preocupados com as consequências que suas ações podem ter para o planeta.
Mas também houve fatores alarmantes. Muitos brasileiros afirmaram que comem carne bovina com frequência maior do que a média mundial — alguns ambientalistas acreditam que a expansão irresponsável da pecuária traz vários impactos ambientais.
Apesar de ter se saído bem no estudo, o Brasil também foi um dos países que mais cairam com relação a 2010. Na ocasião, o Brasil tirou nota 58, conquistando a segunda posição do ranking.
POR UM NATAL CONSCIENTE
Aproveite a festa natalina e dissemine o consumo consciente entre seus amigos, colegas de trabalho e familiares. Esse é o melhor presente que você pode dar à humanidade. No Natal, consuma exageradamente amor, beleza, alegria, carinho e amizade. Confira as dicas do Instituto Akatu.
PRODUTOS DE EMPRESAS RESPONSÁVEIS SOCIAL E AMBIENTALMENTE
Informe-se sobre as empresas das quais vai comprar, consultando a Escala Akatu de Responsabilidade Social Empresarial dentro do Guia de Empresas e Produtos do Instituto Akatu ou outras publicações especializadas.

NADA DE PIRATARIA
Pagar menos por produtos piratas ou contrabandeados não compensa: você estará contribuindo com o crime organizado e com o aumento da violência no seu bairro, na sua cidade, no seu país.
ACERTE NO PRESENTE
Minimize o risco de errar nos presentes: pergunte o que as pessoas querem ganhar ou, se preferir fazer surpresa, reflita bem antes de comprar, buscando algo que tenha a ver com os gostos e interesses de quem você irá presentear.

CONTROLE O IMPULSO
Compre menos, planeje suas compras, estabeleça um limite de gastos e não o ultrapasse.

FAÇA DOAÇÕES
O Natal é uma boa época para você doar o que não usa, mas que pode ser imensamente útil para outras pessoas. E se você apoiar entidades que acolhem os menos favorecidos, estará contribuindo para que tenham um Natal mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário