quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Empreendedorismo é mito

 Diogo Teles e José Simões conheceram-se por acaso, apresentados por um professor universitário do primeiro (e amigo do segundo), na Universidade de Aveiro. José Simões andava à procura de um sócio - uma pessoa que quisesse entrar com ele num negócio: uma aplicação móvel de descontos em tempo real. Diogo trabalhava na altura numa empresa, mas alinhou. Às dez horas de trabalho diário começou a juntar mais de metade: a Mobitto começou assim, entre conversas de Skype, à distância.

Pouco tempo depois, José e Diogo mudaram-se para Madrid. A empresa tinha sido aceite na Startupbootcamp (membro do Global Accelerator Program) na capital espanhola. "É a recordar esta história que vejo que não tem magia nenhuma", diz Diogo Teles.
Da ideia - que surgiu a propósito do mestrado de José sobre as questões de personalização de publicidade - passaram ao conceito da empresa. A Mobitto nasceu como aplicação móvel de descontos em tempo real, de maneira a que as empresas aderentes pudessem dar conta de ofertas de última hora e que os utilizadores pudessem usufruir de preços e condições especiais.
Era preciso investir (ao todo, José e Diogo terão investido cerca de 30 mil euros) e poupar. Por isso, em Madrid viviam com uma terceira pessoa num T0. E, sempre que regressavam a Lisboa, comiam em casa dos pais do José para pouparem nas refeições. Só que quase nunca se acerta à primeira.
"Criámos uma plataforma de promoções em real time mas percebemos que nunca iria funcionar na Europa por duas razões: existem muitos tubarões na área e, passado pouco tempo, os pequenos empresários - os principais parceiros - e os clientes deixariam de usar a aplicação porque, por serem tão próximos, podiam interagir pessoalmente. Aí, deixávamos de ser uma mais-valia", justifica Diogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário