quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Promoção do empreendedorismo nas escolas continua a ser aposta da Nersant



O objectivo é despertar os alunos do ensino básico e secundário para a importância da actividade empresarial e orientá-los para a construção de uma ideia de negócio.




EmpCriança - Empreender no Ensino Básico e EmpreEscola - Empreender no Ensino Secundário são os dois projectos de empreendedorismo que a Nersant - Associação Empresarial da Região de Santarém se encontra a dinamizar há já alguns anos e que têm dado frutos junto das escolas aderentes. O objectivo é despertar os alunos do ensino básico e secundário para a importância da actividade empresarial, incutindo-lhes diversos conceitos associados a esta actividade, e promovendo uma monitorização dos projectos empresariais que vão sendo criados pelos alunos.
Embora com objectivo semelhante, na prática estes projectos têm algumas diferenças, dada a idade do público-alvo que cada um deles envolve. Enquanto no EmpCriança as crianças do Ensino Básico são impelidas pelos professores a criarem uma mini-empresa, passando a apreender diversos conceitos ligados ao mundo empresarial, como multinacional, lucro, marketing, entre outros, no EmpreEscola já se propõe a realização de um plano de negócios da empresa idealizada pelo aluno, plano este que será apresentado no final do ano lectivo perante toda a comunidade escolar, Nersant e ainda perante um júri. O prémio é apoio técnico para a constituição da empresa, caso os alunos decidam enveredar por essa via.
A diferença fundamental é que no EmpreEscola, por se tratar de alunos do Ensino Secundário, existe uma grande probabilidade da ideia de negócio desenvolvida ser efectivamente concretizada, uma vez que este projecto tem como finalidade despertar os alunos para esta via profissional, tão pouco escolhida hoje em dia.
De acordo com António Campos, presidente da Comissão Executiva da Nersant, Portugal é dos países que apresenta uma taxa mais elevada de criação de empresas, mas é também dos países com maior índice de mortalidade de empresas. “Estes dados mostram que apesar de sermos um país muito empreendedor, há um problema na formação dos nossos jovens empresários que é necessário combater. Não chegam as boas ideias, há que saber fazer um plano de negócio, saber se a empresa é viável. Sensibilizar os jovens para essa questão, é um dos objectivos destes projectos”, diz António Campos.

Próxima acção é formação acreditada a professores
No âmbito dos projectos de empreendedorismo da Nersant, a próxima acção a arrancar é a formação acreditada aos professores do ensino básico que estão a dinamizar o projecto junto dos alunos do EmpCriança.
Esta formação acreditada visa dar a conhecer o projecto EmpCriança aos professores responsáveis pelo acompanhamento dos alunos, apresentando-lhes ao mesmo tempo os diversos materiais didácticos com que irão trabalhar. Neste momento, a Nersant encontra-se a reformular o projecto, pelo que estão a ser trabalhados novos materiais pedagógicos, como o manual do professor, entre outros.
As escolas interessadas em aderir ao EmpCriança e ao EmpreEscola ainda o podem fazer, bastando para tal contactar a Nersant através do número 249 839 500 ou do e-mail datic@nersant.pt.

Mais de dois mil alunos já envolvidos
Desde a sua implementação, o EmpCriança e o EmpreEscola somam já a participação de 2026 crianças e jovens, 105 escolas, 194 professores e ainda o envolvimento de 134 empresas. Só no corrente ano ano lectivo, a Nersant encontra-se a coordenar a participação de 1200 crianças no EmpCriança e de 250 jovens no EmpreEscola.





Nenhum comentário:

Postar um comentário