sábado, 26 de março de 2011

BANCO DE PALMAS

SEGUNDO O SR. JOÃO JOAQUIM DE MELO SE DESENVOLVEU NUMA COMUNIDADE CEARENSE, E AINDA SE DESENVOLVE - NA COMUNIDADE DE PALMEIRA/CE, PRÓXIMA CERCA DE 18 KM DA PRAIA DE IRACEMA - FORTALEZA, O FAMOSO BANCO PALMAS.


O BANCO PALMAS CRIOU A PRÓPRIA "MOEDA DE CIRCULAÇÃO" EM SEU BAIRRO, CRIOU O CARTÃO DE CRÉDITO PALMASCARD, COM O CONTROLE DO SEU BANCO CENTRAL – O PRÓPRIO BANCO PALMAS – E A ORGANIZAÇÃO DE UM SISTEMA CAPITALISTA, FUNDAMENTADO EM EMPRESAS PRIVADAS, DESIGNADAS POR CONTROLE DE DEMANDAS E OFERTAS, POR UMA COMISSÃO DE ANÁLISES ECONÔMICAS, COM A IDENTIFICAÇÃO DO CAPITAL CIRCULANTE E SAZONAL, EM CONCORRÊNCIA MONOPOLÍSTICA – SÓ SE ABRE UMA EMPRESA NOVA, SE HOUVER NICHO DE MERCADO NÃO EXPLORADO, OU PROPOSIÇÃO DE PRODUTOS OU MERCADORIAS DIFERENCIADOS DOS EXISTENTES.


NÃO SE ABRE UMA NOVA EMPRESA PARA FAZER FALIR UMA OUTRA MAIS VELHA. EXISTEM SÓ EMPRESAS MONOPOLISTAS E OLIGOPOLISTAS, CUJA FORMAÇÃO DE PREÇOS RESPEITA A CAPACIDADE DE CONSUMO E RENDA DAS FAMÍLIAS, E SUAS NECESSIDADES DE CONSUMO, EM MERCADORIAS – PRODUTOS, SERVIÇOS, AGRONEGÓCIOS E COMÉRCIO.


DESENVOLVERAM UMA PLANILHA DE DEMANDA E OFERTA BASEADA EM QUAIS MERCADORIAS SÃO CONSUMIDAS, A QUANTIDADE MÉDIA E SUA VARIAÇÃO E O PREÇO QUE É PAGO NA SUA AQUISIÇÃO. ASSIM ELES TÊM, PARA PROJEÇÕES E DIMENSIONAMENTOS, O VOLUME DE DINHEIRO QUE É LIBERADO PELOS CONSUMIDORES DO BAIRRO, A PERIODICIDADE E A VARIAÇÃO DESSE VOLUME, DETECTAM QUAIS PRODUTOS SÃO PREFERIDOS E QUAIS OS VAZIOS DE MERCADO QUE EXISTEM, EM RELAÇÃO A ALGUNS PRODUTOS QUE NÃO ESTÃO PRESENTES – NÃO HÁ CONSUMO DELES E POR QUAL RAZÃO?


MAS, OS PREÇOS SÃO BEM ABAIXO DOS PREÇOS PRATICADOS, NOS MERCADOS DOS BAIRROS E COMUNIDADES ADJACENTES. NA FORMAÇÃO DOS PREÇOS NÃO EXISTE A ESPECIFICAÇÃO DE LUCRO, COMO NAS COOPERATIVAS.


AS MERCADORIAS "DE FORA", IMPORTADAS, SÃO AQUELAS RELACIONADAS À NECESSIDADE DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA E CONTROLE MUNICIPAL, ESTADUAL E FEDERAL, TAIS COMO: REMÉDIOS, INSTRUMENTOS, EQUIPAMENTOS, DEFENSIVOS AGRÍCOLAS E SEMELHANTES.


PODEM DESENVOLVER EMPRESAS PRODUTORAS DE ROUPAS, CAMA, MESA E BANHO, SABÕES E PERFUMARIA AGREGADA, SALGADINHOS E DOCES, SAPATOS E SANDÁLIAS, RENDA DAS "RENDEIRAS", MANUTENÇÃO ELÉTRICA E HIDRÁULICA, MANUTENÇÃO DE BENS PÚBLICOS, BARBEARIAS E CABELEIREIROS, BOUTIQUES E LOJAS DE COMÉRCIO, PADARIAS E MERCADOS DE DISTRIBUIÇÃO AO VAREJO E ETC.


NÃO HÁ INFLAÇÃO E NEM CONTROLE DOS PODERES PÚBLICOS – NÃO PRECISAM DE NADA DA PREFEITURA JÁ QUE ELES É QUE FIZERAM SEUS ESTABELECIMENTOS, SEUS POSTOS DE SAÚDE E UNIDADES DE ATENDIMENTO ÀS GESTANTES, SUAS RUAS E CALÇAMENTOS, SEUS ESGOTOS SANITÁRIOS E GALERIAS, SEU SISTEMA DE PROCESSAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA, SUAS PRAÇAS E CLUBES E ETC. MAS PAGAM OS IMPOSTOS COBRADOS E "AGORA" OS POLÍTICOS OS PROCURAM PARA "PEDIREM VOTOS".


A COMUNIDADE FOI AUTÔNOMA EM SEU DESENVOLVIMENTO, DESDE OS ANOS 1970, E AGORA ACREDITA ESTAR NUM BOM IDH - ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, POR CONTA SOMENTE DELES. E PODE ESTAR MELHOR QUE ALGUMAS CIDADES E CAPITAIS BRASILEIRAS.


ALÉM DE CRIAR UMA MODALIDADE DE INTERMEDIAÇÃO BANCÁRIA, MAIS HUMANISTA, PARA EMPRÉSTIMOS AOS COMUNITÁRIOS E EMPRESÁRIOS LOCAIS, O BANCO PALMAS SUBSTITUI A MOEDA CIRCULANTE REAL PELO PALMAS – DINHEIRO LOCAL - QUE CONDICIONA OS CONSUMIDORES A CONSUMIR SÓ NO BAIRRO, JÁ QUE SÓ NELE O PALMAS TEM "COTAÇÃO".


ISSO É A GARANTIA DE QUE O MORADOR DO BAIRRO SÓ GASTE NO PRÓPRIO BAIRRO E TENHA COMPROMISSO EM CONSUMIR A DEMANDA DE MERCADORIAS QUE ESTÁ PROJETADA, COM BASE NA CITADA PLANILHA, ATUALIZADA MENSALMENTE.


ASSIM, A OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS, E EMPRESAS A SEREM "ABERTAS", FICA CLARIFICADA, E DE IMEDIATO SE FAZ UMA PROSPECÇÃO DA IDENTIFICAR EMPREENDEDORES QUE QUEREM SE ASSOCIAR – NUMA EMPRESA A SER CONSTITUÍDA – PARA DESENVOLVER E FORNECER AQUELE SERVIÇO, PRODUTO OU MERCADORIA, DA OPORTUNIDADE IDENTIFICADA.


ENTÃO, UM PROCESSO DE EDUCAÇÃO E TREINAMENTO PROFISSIONALIZANTE SE INICIA PARA HABILITAR O NOVO NEGÓCIO.

ESPECIFICAMENTE SOBRE O TEMA EXISTE A FUTURA TESE DE DOUTORADO, DESENVOLVIDA SOB CONSULTORIA DA ABRACOOP /SP, DA PROFESSORA APARECIDA ELISABETE PONTES, EX-COORDENADORA DE EDUCAÇÃO COOPERATIVISTA DA ABRACOOP /SP. TEM O TÍTULO MOEDA COMUNITÁRIA – INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL, INDEPENDENTE DE QUALQUER ATUAÇÃO PÚBLICA OU CONTRIBUIÇÃO POLÍTICA, DO EXECUTIVO OU DO LEGISLATIVO MUNICIPAIS.


E O BANCO PALMAS É UM EXEMPLO DE QUE A TESE CITADA PODE AJUDAR A CONSOLIDAR O DESENVOLVIMENTO REGIONAL, COM A ECONOMIA SOLIDÁRIA, PROPOSTA PELO SR. JOÃO JOAQUIM, DE PALMEIRA/CE.


É UM EXEMPLO DE COMO SE DESENVOLVER UM MERCADO COMUNITÁRIO, COM O COOPERATIVISMO, SOB CONTROLE DA COMUNIDADE, PARA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA.