sábado, 26 de março de 2011

COOPERATIVA COLIBRIS

A Cooperativa Mista Colibris, instalada há cinco anos no Bairro da Paz, em Salvador, lançou ontem sua segunda coleção de confecções, calçados e acessórios. Foi promovido um desfile no Espaço Avançar, localizado no próprio Bairro da Paz, com charme e participação da comunidade.


O público se encantou e conferiu os produtos da nova marca da Colibris, a Viapaz, além de um projeto piloto do grupo Clã Periférico, que está iniciando a produção de confecções inspiradas no hip hop.


A ação foi viabilizada através de recursos disponibilizados pelo Edital de Comércio Justo do Sebrae Nacional. A cooperativa foi uma das selecionadas na chamada pública que aconteceu em 2008. Foram liberados recursos no valor de R$ 273 mil, que estão sendo aplicados em ações de mercado, a exemplo do desfile. As ações estão previstas para acontecerem até maio.


Ao longo desses três anos, foram desenvolvidas ações como certificação de produtos, elaboração de oficinas para o desenvolvimento de marcas, embalagens e design, promoção comercial, impressão de folders e catálogos e kits promocionais de pontos de venda, entre outros. O diretor-geral da Colibris, Djalma dos Santos, explica que o projeto foi fundamental para o desenvolvimento e fortalecimento da cooperativa, que hoje conta com a atuação de 32 cooperados.


De acordo com Djalma, após o aprimoramento da gestão, o próximo passo da cooperativa é atingir novos mercados. "Com uma estrutura melhor, podemos pensar em expandir a nossa área de atuação", afirmou. Para o diretor, o apoio do Sebrae foi fundamental para essa estruturação. "Graças a esse apoio, podemos, hoje, seguir por conta própria", complementou.


Em 2009, a Colibris lançou a sua primeira coleção, apresentada em um desfile realizada na Santa Casa de Misericórdia, em Salvador. Os produtos podem ser conferidos no site www.colibrismoda.com.br.


A gestora do Sebrae Bahia, Idimara Dantas, lembra que a Colibris foi a cooperativa do Bairro da Paz que mais se destacou, funcionando, inclusive, como âncora de outras cooperativas da Região Metropolitana, integrantes da Rede Empreendedor da Economia Solidária.


O desfile em questão é uma promoção da Colibris e do Clã Periférico, que conta com o apoio do Sebrae Bahia, da Santa Casa de Misericórdia e da Universidade Federal da Bahia.