sábado, 26 de março de 2011

COOPERATIVA BAHAINA LANÇA MODA

A Cooperativa Mista Colibris, instalada há cinco anos no Bairro da Paz, em Salvador, lança sua segunda coleção de confecções, calçados e acessórios. Para isso, será promovido um desfile nesta quinta-feira (17), no Espaço Avançar, no próprio bairro, a partir das 18h30. O público poderá conferir os produtos da nova marca da Colibris, a Viapaz, além de um projeto-piloto do grupo Clã Periférico, que começa a desenvolver confecções inspiradas no hip hop.

A cooperativa se desenvolveu muito com recursos que conseguiu do Edital de Comércio Justo do Sebrae Nacional. Ela foi uma das selecionadas na chamada pública de 2008. A entidade recebeu R$ 273 mil, que estão sendo aplicados em ações de mercado, a exemplo do desfile, previstas para acontecer até maio.

Ao longo desses três anos, houve certificação de produtos, elaboração de oficinas para o desenvolvimento de marcas, embalagens e design, promoção comercial, impressão de folders e catálogos e kits promocionais de pontos de venda. O diretor-geral da Colibris, Djalma dos Santos, explica que o projeto foi fundamental para o fortalecimento da cooperativa, que conta com 32 associados.

Novos mercados

De acordo com Djalma, após o aprimoramento da gestão, o próximo passo da cooperativa é atingir novos mercados. “Com uma estrutura melhor, podemos pensar em expandir nossa área de atuação”, afirma. Para o diretor, o apoio do Sebrae foi fundamental para essa estruturação. “Graças a esse apoio, podemos seguir por conta própria”, complementa. Em 2009, a Colibris lançou a sua primeira coleção, apresentada num desfile realizado na Santa Casa de Misericórdia, em Salvador.

A gestora do Sebrae na Bahia Idimara Dantas lembra que a Colibris é a cooperativa do Bairro da Paz que mais se destaca, inclusive, como âncora de outras entidades da Região Metropolitana, integrantes da Rede Empreendedor da Economia Solidária. O desfile desta quinta é uma promoção da Colibris e do Clã Periférico, que conta com o apoio do Sebrae na Bahia, da Santa Casa de Misericórdia e da Universidade Federal da Bahia.