sexta-feira, 11 de março de 2011

CARAVANAS ECOLÓGICAS EM NATAL

Caravana Ecológica do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande (IDEMA/RN) inicia suas atividades na próxima terça-feira (15), na cidade de Assu. A equipe de educação ambiental do órgão já se encontra no município, onde iniciará as atividades de mobilização juntamente com a prefeitura municipal nesta quinta-feira (10).

O objetivo da Caravana Ecológica é oferecer a população dos municípios do Estado o acesso à informações relacionadas ao meio ambiente, contribuindo para a mudança de hábito quanto à proteção ambiental e a qualidade de vida das populações.

São realizadas ações de educação ambiental com o uso do teatro, biblioteca, espaço de ciência, confecções de objetos, cinema na praça, cursos, palestras e atividades pedagógicas.

Além destas ações, a Caravana conta ainda com uma equipe da Central de Atendimento do órgão, responsável por oferecer informações e orientações sobre os procedimentos para licenciamento de atividades ambientais. Outra função desta equipe é o recebimento de denúncias ambientais ocorrentes no município.

De acordo com a subcoordenadora de Planejamento de Educação Ambiental (SPEA), Silvana Gomes, esta é uma ação fundamental desenvolvida pelo IDEMA por auxiliar os municípios a tornarem-se multiplicadores de Educação Ambiental. “Nós levamos a experiência para o município e depois acompanhamos a implementação das ações”, explica Silvana.

A experiência com a Caravana é rica tanto para a comunidade como para a equipe da SPEA que aprende muito com os participantes. Entre as palestras realizadas, está a de uso de plantas medicinais. “Nós aprendemos tanto com os participantes como repassamos o que sabemos. É uma troca muito salutar”, acrescenta. O despertar da consciência para o meio ambiente passa também por uma economia sustentável.

A educação ambiental ensina maneiras ecológicas da comunidade gerar renda. Uma delas é a oficina de uso do óleo de cozinha na transformação de sabão. São levados para o local da caravana televisor, vídeo-cassete, notebook, impressora, telão, data show, filmadora, mini biblioteca, tendas, mesas, cadeiras, material didático e jogos educativos.

Até novembro a Caravana Ecológica passará pelos municípios de Ipanguaçu, Alto do Rodrigues, Pendências, Caiçara do Norte, Carnaubais, Galinhos, Itajá, Macau, Maxaranguape, Parazinho, Porto do Mangue, São Bento do Norte, São Rafael, São Miguel do Gostoso, Rio do Fogo e Tibau.