sábado, 26 de março de 2011

EMPREEDIMENTO SOLIDÁRIO EM CUBATÃO

A inauguração do Café Solidário, na Praça Portugal (em frente à Igreja Matriz), ocorre nesta sexta-feira (11), às 17 horas, no Centro de Cubatão. A prefeita Marcia Rosa (Foto) participará da solenidade ao lado de representantes do grupo de 13 mulheres que abraçaram a ideia desenvolvida pelo Fundo Social de Solidariedade de Cubatão (FSS), com o apoio da Fábrica da Comunidade e de outros setores da Prefeitura. O primeiro empreendimento cubatense nos moldes da Economia Solidária – modelo de negócio que surgiu na Europa na década passada – começa a atender o público a partir de segunda-feira, em horário comercial.


“Esta iniciativa deve se transformar em exemplo de economia solidária e geração de renda para a Baixada Santista”, afirmou o chefe de serviço do Fundo Social, Ivo de Oliveira Silva, ao participar, na tarde desta quinta-feira (10), de treinamento destinado às mulheres que devem gerenciar e manter o estabelecimento em sistema de parceria.
A secretária de Cidadania e Inclusão Social, Karina Cruz Gonçalves, ressaltou a importância da iniciativa e do engajamento de cada um para o sucesso do empreendimento. “Vocês serão os multiplicadores de uma ação positiva. Serão o espelho para o desenvolvimento de novos projetos”.
Já a presidente do FSS, Darcy Chumbo de Mendonça, destacou o apoio que a Administração Municipal oferece ao ingresso da mulher no mercado formal de trabalho. “Trata-se da realização de um sonho a inauguração do Café Solidário. Apoiamos o trabalho da mulher”.


Qualidade – Como lavar as mãos corretamente; os riscos da utilização de anéis, alianças ou brincos em uma cozinha; o perigo da contaminação cruzada durante a manipulação de alimentos; e a forma correta de realizar a higienização de frutas e verduras foram alguns dos tópicos abordados pela nutricionista Camila de Souza Almeida durante a palestra oferecida às futuras cooperadas na sala de reuniões da Prefeitura.
Camila Almeida, que também atua como fiscal da equipe técnica da Vigilância Sanitária, informou ainda sobre como preparar e empregar soluções para higienizar as mãos e alimentos e destacou a importância de manter aventais e uniformes sempre limpos. “Queremos garantir que as pessoas só consumam alimentos seguros e de qualidade no Café Solidário”.


Também participaram desse encontro a assistente social Neide Araújo de Almeida, que realizou dinâmica motivacional; a técnica de nutrição Vanessa Alves Fernandes; e a chefe da Vigilância Sanitária, Rosana Aparecida Gonçalves Ambrosio.


Capacitação - As mulheres que integram o projeto passarão por várias capacitações. Em dois anos devem completar a incubação de uma micro-empresa social para que possam continuar por conta própria.
O plano é desenvolver negócios nessa modalidade solidária com apoio de outros setores, como o Banco do Povo, para a obtenção de microcréditos, e toda a orientação aos participantes sobre os procedimentos burocráticos para a instalação da microempresa. A intenção é auxiliar pessoas da comunidade que não encontram emprego formal nem têm a estrutura necessária para montar um negócio por conta própria, como uma barraca de cachorro-quente. Dentro do conceito da economia solidária, não existem intermediários ou atravessadores, o que reduz o custo final, e os ganhos são divididos entre os participantes do empreendimento, em esquema semelhante ao do cooperativismo, mas sem os encargos de uma cooperativa.