sexta-feira, 11 de março de 2011

NATAL VAI LANÇAR PROGRAMA ÁGUA BRASIL

A Prefeitura do Natal deu um passo importante na manhã desta sexta-feira (11) para impulsionar o desenvolvimento sustentável de Natal. Durante uma reunião com representantes do Banco do Brasil, da Fundação Banco do Brasil e da Ong WWF-Brasil, a prefeita do Natal, Micarla de Sousa se comprometeu em realizar na cidade o programa “Água Brasil” desenvolvido pelo Banco do Brasil em parceria com a WWF. O programa consiste na implantação de projetos socioambientais, voltados para a coleta seletiva, reciclagem e consumo consciente.

Compromisso foi firmado durante reunião com representantes do Banco do Brasil, da Fundação Banco do Brasil e da Ong WWF-Brasil.“Nós vamos dar o pontapé inicial do programa Água Brasil que é um processo que envolve várias ações de melhoria da qualidade da água e tudo isso passa pela forma como destinamos os resíduos sólidos, consumimos e trabalhamos a reciclagem na nossa cidade. Para isso vamos contar com o apoio do Banco do Brasil e as orientações da WWF”, declarou a prefeita Micarla de Sousa.

Natal foi escolhida como a única representante do Nordeste para participar do programa “Água Brasil”. O programa é desenvolvido em Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Rio Branco (AC) e Pirenópolis (MT). As cidades participantes foram selecionadas por diversos critérios e pelos portes pequeno, médio e grande.

“A caítal potiguar foi escolhida por ser uma cidade de porte médio, ser uma das sedes da Copa 2014 e por já desenvolver projetos na área de coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos. Com o engajamento no programa nós iremos potencializar essas ações para gerar bons resultados que serão replicados para outras cidades do mesmo porte de Natal”, explicou o superintendente da WWF-Brasil, Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza.

Já o gerente geral da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, esclareceu a participação do Banco do Brasil e da Fundação na execução do programa. “Este é um momento importante onde os técnicos da WWF, do Banco do Brasil e da Prefeitura começam a se reunir para traçar diagnósticos e metas a serem atingidas dentro do propósito do programa. Nós participamos do processo no sentido de apontar caminhos para a realização dos projetos socioambientais por meio do banco e também junto a outras parcerias que podem ser criadas externamente”, disse gerente geral da Unidade de Desenvolvimento Sustentável do Banco do Brasil, Rodrigo Santos Nogueira.

No final da reunião ficou acertada a realização de uma reunião técnica no dia 28 deste mês, entre os representantes da Prefeitura, WWF e Banco do Brasil para tratar do diagnóstico das ações municipais e discussão das metas que poderão ser estabelecidas para o município. Já no dia 3 de junho será realizada uma nova reunião geral com a participação da prefeita Micarla de Sousa para discutir o ponto de partida do programa “Água Brasil” em Natal.