sexta-feira, 11 de março de 2011

A CIDADE DE OSÓRIO PREOCUPADA COM A SUSTENTABILIDADE

Entre os projetos implantados está a Central de Recolhimento de Entulhos de Construção Civil

Desde que foi criada em 2005, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, em Osório, implantou uma série de projetos no município fundamentais para o bem estar da população e preservação do meio ambiente com o conceito de desenvolvimento sustentável. Para este ano mais projetos estão sendo desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Leda Famer e a sua equipe, como a questão do lixo eletrônico na cidade foi discutida, recentemente, em audiência pública, a Central de Entulhos de Construção Civil, a Estação de Triagem de Lixo e a Estação de Tratamento de Esgoto que estão em fase de conclusão.

Entre os projetos implantados pela secretaria, a Central de Recolhimento de Entulhos de Construção Civil já está pronta e deve iniciar os trabalhos em dois meses, pois está em processo de licitação a terceirização da empresa que irá operar, fazendo a separação dos materiais. Também é avaliada a coleta desses resíduos até a central através dos carroceiros do município. Ainda está previsto para abril a inauguração da Estação de Triagem de Lixo, onde o lixo comum recolhido será administrado e irá contar com a participação da cooperativa Calixo, bem como, para o mês de maio, a inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto - ETE.

Outra novidade será a arborização urbana do município, com expectativa de iniciar a partir de abril. A secretaria já recebeu um caminhão e está terceirizando a empresa que realizará o plantio de árvores nativas, arbustivas e frondosas. No cronograma ainda estão inclusos o Seminário de Desastres Ambientais e a Comunidade, que ocorre nos dias 24 e 25 de março e a Semana de Meio Ambiente, marcada para junho.