sábado, 26 de março de 2011

PROGRAMDE ARTESANATO DO RIO DE JANEIRO

O Programa de Artesanato do Estado, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, que tem por objetivo incentivar o artesanato fluminense, gerar renda e mostrar a qualidade da produção artesanal do estado do Rio, promoveu mais uma ação neste sábado (12/03). Em parceria com a organização da Feira do Rio Antigo, realizada mensalmente na Rua do Lavradio, a pasta leva, a cada edição do evento, artesãos das mais variadas cidades e comunidades para divulgarem suas peças no bairro da Lapa. Neste sábado foi a vez de artistas das localidades Rio das Flores, Valença, Cidade de Deus, Nova Iguaçu, Nilópolis e Morro dos Macacos exporem trabalhos feitos com material reciclável.

- Nossa proposta é a de desenvolver o artesanato do estado do Rio seja na parte de qualidade como no comércio. Temos que escoar a produção, afinal de contas é isso que mais incentiva o artesão. A parceria com a Feira do Lavradio é muito importante já que o Rio é uma vitrine para a produção que é feita lá no interior. Nem sempre o artesão fluminense tem um local adequado para expor sua mercadoria – explica Augusto Sérgio Cardoso, superintendente de Projetos Especiais da Subsecretaria de Comércio e Serviço, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Coordenadora de 60 artesãos em núcleos nos estados do Rio e Minas Gerais, a responsável pela Florat (Associação de Artesãs de Manuel Duarte e Porto das Flores), Cidinha Paiva, comemora a chance de expor produtos em um dos bairros mais famosos do Rio.

- É fundamental este incentivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do Governo do Estado. Se nós não tivéssemos o apoio do governo estadual seria inviável comercializar nosso produto. Os trabalhos feitos no interior fluminense são muito bons, têm qualidade. Com a orientação dada pela secretaria poderemos criar uma identidade para o estado do Rio. O bordado fluminense, por exemplo, é riquíssimo, só que estamos espalhados por vários municípios e este programa produz a união de várias cidades, de várias comunidades.

Artesã da Cidade de Deus, uma das comunidades cariocas pacificadas pelo Governo do Estado, Leonícia de Jesus, não vê a hora de conseguir um patrocínio e, junto com suas colegas, vender cada vez mais produtos. Ela faz parte da cooperativa Comunidade em Rede, que conta com participantes de Nilópolis, Nova Iguaçu e Morro dos Macacos.

- O Banco do Brasil doa para nós os malotes que não são mais usados. Nós lavamos, desmanchamos, tingimos, fazemos bordados. Sandálias, capas de agenda, bolsas, portas-moeda, carteiras, tudo é feito com o tecido destes malotes. Estamos tendo uma grande oportunidade de divulgar nosso trabalho. Trabalhamos dentro do princípio da Economia Solidária e queremos divulgar isso também.