sábado, 27 de agosto de 2011

AGENDA BRASIL EUA SOBRE SUSTENTABILIDADE URBANA


Iniciativa entre Brasil e EUA para sustentabilidade urbana é lançada no Rio
Jornal do BrasilTamanho do Texto:+A-AImprimirPublicidadeA ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e a administradora da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, Liza Jackson, lançaram nesta terça-feira (16/8), no Rio de Janeiro, Iniciativa Conjunta sobre Sustentabilidade Urbana (Jius, sigla em inglês).

A ação dá seguimento às tratativas mantidas entre os presidentes Dilma Rousseff e Barack Obama durante recente visita oficial ao Brasil, e visa fortalecer a colaboração entre os dois países em questões ambientais e de sustentabilidade.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, a Jius é uma plataforma de ações voltadas para os desafios e oportunidades do desenvolvimento de infraestruturas urbanas que promovam o desenvolvimento sustentável com benefícios econômicos, ambientais e sociais. Para as ministras, o momento para o lançamento da iniciativa é oportuno, tendo em vista a realização, no Brasil, da Copa do Mundo de Futebol da Fifa, em 2014, e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, em 2016.
No evento, as ministras expressaram sua satisfação com o apoio recebido pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, que acolheu a iniciativa e assumiu o compromisso de dar início à sua implementação, em parceria com os governos federal e estadual.

Izabella Teixeira e Liza Jackson também reiteraram a importância da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a ser realizada no Rio de Janeiro em 2012, e comprometeram-se a trabalhar em estreita coordenação para assegurar o sucesso do evento.