terça-feira, 2 de agosto de 2011

DETRAN GAÚCHO QUER RECICLAR 8000 CARROS

Os pátios dos 183 depósitos do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) do Rio Grande do Sul abrigam cerca de 62.400 mil veículos. Desse total, entre 10 e 12% são deixados pelos donos no local por motivos como multas e processos judiciais e acabam indo a leilão ou viram sucata.

Até o final do ano, o departamento de trânsito espera reciclar 8.000 veículos. Estima-se que existam no Brasil cerca de 10 milhões de veículos que, devido ao mau estado de conservação, estariam destinados à reciclagem. Entretanto apenas 1,5% deles passam pelo processo.

Nos próximos três anos, a expectativa é de que o número de carros triturados chegue a 34 mil. A compactação dos automóveis tem como objetivos evitar que veículos irregulares retornem às ruas e inibir o comércio ilegal de peças. O presidente do Detran, Alessandro Barcelos, explica que a solução encontrada serve também para esvaziar os pátios do departamento.

- Este processo tem como grande vantagem a agilidade do transporte da sucata e a liberação de espaço nos depósitos.

Barcelos explica que o Rio Grande do Sul é o único Estado que realiza o processo de descontaminação do veículo que será triturado. Um equipamento, que fica no Centro de Remoção e Depósito de Alvorada, retira retirados o óleo, o combustível e os demais fluído do carro, que também são destinados à reciclagem.

As cidades Portão e Sapucaia dos Sul serão as próximas a receber o equipamento. O presidente do Detran do Rio Grande do Sul acrescentou que, até o final do ano, espera regularizar o comércio de peças usadas nos desmanches