terça-feira, 2 de agosto de 2011

UNIMED SOROCABA TEM PORJETO DE RECICLAR CARTÕES DE PLÁSTICOS

A destinação incorreta dos cartões plásticos utilizados pelos clientes de convênios médicos, correntistas de bancos, operadoras de crédito, lojas de departamento, drogarias, entre outros, prejudica a saúde do meio ambiente. Afinal, o tempo de decomposição do plástico – material utilizado em sua fabricação – é de, no mínimo, 400 anos.


Pensando nisso, a Unimed Sorocaba, por meio do Departamento de Responsabilidade Socioambiental, implantou o Projeto Recicard. O objetivo da campanha é orientar sobre o descarte consciente das carteirinhas vencidas, promovendo a reciclagem das mesmas. E mais: para reduzir o consumo, a validade das carteirinhas passa a ser de dois anos, em vez de um, como acontecia até então.


O funcionamento do Projeto Recicard é simples. Os clientes do Plano Empresa, por exemplo, passarão a entregar os cartões vencidos no setor de RH da empresa onde trabalham, enquanto os do Plano Particular devem fazer o mesmo no departamento SUF (Saúde Unimed Família), localizado na Unimed - Sede Administrativa (Avenida Juscelino K. de Oliveira, 736).


Esses cartões serão recolhidos e enviados a uma empresa especializada em reciclagem, onde passarão por triagem, serão transformados em plásticos e reutilizados na forma de tubos de PVC e outros produtos finais.


Segundo a coordenadora do Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Unimed Sorocaba, Patrícia Bezerra da Silva, a cooperativa médica sorocabana receberá dessa empresa um certificado garantindo a reciclagem dos cartões recolhidos. "Esta ação, além de proteger o meio ambiente, vai ao encontro dos preceitos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, regida pela lei federal 12.305, de agosto de 2010, que diz em seu artigo 9º que na gestão e gerenciamento de resíduos deve ser observada a seguinte ordem de prioridade: não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos", conclui PatríciaUnimed soroca a