terça-feira, 2 de agosto de 2011

tentativa de chicago em privatizar a reciclagem do lixo

O novo Prefeito da cidade de Chicago, Rahm Emmanuel, vai colocar as empresas privadas da área da reciclagem a competir com empregados da câmara, num projecto piloto que pretende averiguar qual a melhor forma de melhorar os programas de reciclagem da Windy City.

A ideia passa por dividir a cidade em seis regiões, sendo quatro delas servidas pelas privadas Waste Management e Midwest Metal Management e as restantes por empregados estatais.
O objectivo é perceber onde se pode melhorar nesta área e avaliar o custo e eficiência de cada modelo, através de um estudo comparativo.

Hoje, menos de metade dos habitantes de Chicago têm acesso aos serviços de reciclagem da cidade. Ainda que alguns cidadãos estejam cépticos com a entrega dos serviços de reciclagem a privados, uma vez que a privatização de outros serviços locais, como os parques de estacionamentos, não correu muito bem, a verdade é que Rahm Emmanuel pretenderá provar que a privatização é a melhor solução neste caso específico.

“Prometi às pessoas de Chicago que a minha administração iria trabalhar para procurar os melhores serviços ao melhor preço-eficácia possível”, explicou o responsável.

Se a estratégia resultar e a reciclagem chegar a todas as habitações – com qualidade -, Chicago caminhará, de forma segura, para ser uma cidade mais sustentável.

A estratégia de incentivar a competição entre departamentos públicos e empresas privadas de reciclagem tem sido um sucesso em cidades como Charlotte ou Phoenix, que reduziram significativamente os custos com estes programas.