quarta-feira, 3 de agosto de 2011

RECICLAGEM DE GELADEIRAS

Além de promover a substituição de geladeiras e lâmpadas antigas por equipamentos novos e mais eficientes, o projeto Luz em Conta, desenvolvido pela Cemat, contribui com o meio ambiente. Apenas em sua atual edição, o programa já enviou 5.826 geladeiras velhas para reciclagem, o que resultou em mais de 275 toneladas de material reciclado. A atual etapa do Luz em Conta teve início em novembro de 2010 e substituirá 10 mil refrigeradores em Mato Grosso.

A reciclagem das geladeiras exige cuidado e, por isso, é feita por uma empresa especializada, localizada em Várzea Grande. Primeiramente, é preciso retirar o clorofluorcarbono (CFC) contido nos aparelhos. Esse gás, geralmente usado em aerossóis e aparelhos para refrigeração, é o principal responsável por danos à camada de ozônio, que protege os seres vivos dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta.

No processo de reciclagem das geladeiras, o CFC é retirado de forma segura, por meio de um procedimento especial. Somente depois disso os equipamentos podem ser reciclados. "A Cemat se preocupa com todo o processo. O gás CFC e a sucata gerada são tratados adequadamente, sem provocar riscos ao meio ambiente", afirma Wagner Gentil, gerente de Eficiência Energética da concessionária.

Dessa maneira, o Luz em Conta tem contribuído para evitar que as geladeiras velhas sejam descartadas em qualquer lugar. Muitas vezes, elas são deixadas em terrenos baldios, onde se transformam em entulho e liberam CFC para o meio ambiente. Criado em 2004 e implantado definitivamente em 2007, o Luz em Conta beneficia famílias de baixa renda, cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica. Desde que começou, o projeto já substituiu 25 mil geladeiras e 75 mil lâmpadas e representou um investimento de R$ 20 milhões por parte da Cemat.

Cada família contemplada recebe uma geladeira de 286 litros e lâmpadas fluorescentes de 20W. A geladeira possui o selo Procel de eficiência energética, o que atesta a qualidade do eletrodoméstico. Com a troca dos equipamentos antigos por outros novos é possível reduzir consideravelmente o valor da fatura de energia elétrica. A substituição dos aparelhos é realizada de maneira totalmente gratuita, beneficiando famílias que não têm condição para comprar equipamentos modernos e mais eficientes.

Com a implantação do projeto, foi poupado 1.400 MWh/mês, energia suficiente para abastecer uma cidade com 24 mil habitantes por um período de aproximadamente 30 dias.

Próximas entregas - A partir desta quinta-feira (28), as equipes do Luz em Conta visitarão os municípios de Peixoto de Azevedo (608 km de Cuiabá) e Novo Mundo (775 km), para beneficiar um total de 70 famílias com geladeira e lâmpadas novas. Nesta semana, o projeto também esteve em Colider (650 km da capital), onde 41 famílias foram contempladas.

Cadastro - A atual edição do Luz em Conta beneficia moradores de quase todos os municípios de Mato Grosso. O cadastro para triagem é feito em parceria com as secretarias de assistência social das cidades, que fornecem à Cemat os dados dos clientes que preenchem os requisitos para serem atendidos pelo projeto