sábado, 27 de agosto de 2011

PECUÁRIA VERDE

Dow AgroSciences e Fundo Vale apoiam projeto Pecuária Verde para difundir modelos mais sustentáveis
Seis fazendas modelo no Pará servirão de exemplo de sustentabilidade para outras regiões em projeto do Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas.

- A Dow AgroSciences se uniu ao Fundo Vale e é a mais nova apoiadora do Projeto Pecuária Verde. Trata-se de uma iniciativa do Sindicato de Produtores Rurais de Paragominas que tem como objetivo estabelecer as bases técnicas para um novo modelo de pecuária na Amazônia, com maior produtividade, menor impacto ambiental e, principalmente, que seja replicável em outras regiões.

O projeto conta com a consultoria de pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), que aplicarão técnicas de pecuária intensiva em seis fazendas do município de forma a contribuir para aumentar a produtividade por hectare e reduzir o risco de pressão sobre as áreas de floresta. As organizações não governamentais Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e da The Nature Conservancy (TNC) também darão apoio técnico à iniciativa.

"A ideia do projeto é promover a adequação ambiental das propriedades, a recuperação de áreas degradadas e o aumento da produtividade nas fazendas envolvidas, por meio do uso de novas tecnologias e da capacitação dos pecuaristas e dos técnicos", comenta Mirela Sandrini, gerente do Fundo Vale.

A expectativa é que as fazendas evidenciem alternativas econômicas mais sustentáveis para a pecuária. "No projeto, a experiência do Fundo Vale em gestão de projetos de desenvolvimento sustentável se aliou à vivência de mais de 50 anos da Dow AgroSciences no agronegócio brasileiro e ao pioneirismo pela busca de soluções sustentáveis do Sindicato para disseminar o uso correto de tecnologia e adoção de boas práticas para o aumento da produtividade", diz Mirela.

A Dow AgroSciences é uma empresa referência no setor de tecnologia para a pecuária, com foco no mercado de controle de plantas daninhas em pastagem e híbridos de forrageiras no Brasil.

"O Pecuária Verde é parte de uma iniciativa para fomentar a criação de Fazendas Modelo (que mostrem que é possível fazer uma pecuária sustentável), ideia que surgiu no Fórum de Sustentabilidade da Dow - encontro com todos os membros que compõem a cadeia de valor da pecuária brasileira - em 2010, e teve como tema a Pecuária Sustentável", conta Douglas Ribeiro, líder de Marketing da Dow AgroSciences. "O Fundo Vale e o Sindicato Rural de Paragominas estavam no Fórum, viram semelhança no projeto e nos convidaram para participar do projeto", completa.

O presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Paragominas, Mauro Lúcio Costa, lembra que a pecuária é a terceira atividade econômica do município, mas tem potencial para assumir a segunda posição em ordem de importância com o declínio da atividade madeireira, que ainda ocupa a segunda posição embora Paragominas tenha sido o primeiro município do país a sair da lista de maiores desmatadores do Ministério do Meio Ambiente. "O projeto é empreendedor para a pecuária, pois teremos atividades mais lucrativas e de acordo com a legalidade socioambiental, evitando que o desmatamento ilegal volte a ocorrer no município", destaca Mauro.

O projeto Pecuária Verde iniciou este ano tem previsão de duração de três anos.

Uma pecuária mais sustentável- No projeto Pecuária Verde, o conceito de pecuária sustentável se baseia em três princípios básicos: adequação ambiental, manejo de pastagem e bem estar animal. As propriedades inseridas no projeto foram selecionadas com base em critérios técnicos e acadêmicos que permitissem que o modelo fosse testado adequadamente, considerando diferentes características ambientas, tamanho e atividades (melhoramento genético,cria, gado de corte, etc.). "A ideia é demonstrar que o modelo é replicável seja qual for a região, vocação ou objetivos da propriedade", comenta Douglas Ribeiro.

Para o desenvolvimento da iniciativa, foram selecionadas seis fazendas da região de Paragominas (PA) que já eram certificadas pela Embrapa com o selo de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) e que tinham diferentes características em relação à produção pecuária, tamanho da propriedade ou vocação econômica, para que a metodologia fosse testada. A gestão da tecnologia e os recursos investidos pretendem assegurar a rentabilidade da indústria pecuária, aumentando a produção por área utilizada. O ganho do produtor também aumentará, por meio da inter-relação de produção com gestão equilibrada dos aspectos ambientais, sociais e econômicos.

Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas -Criado a partir da fusão do Sindicato Rural de Paragominas e da Associação Rural de Paragominas, Sindicato dos Produtores Rurais de Paragominas (SPRP) tem a finalidade de promover estudos, coordenação, defesa e representação legal na categoria econômica dos ramos da lavoura, da pecuária, do extrativismo rural, pesquisa florestal, independentemente da área explorada, incluindo a agroindústria, no que se refere às atividades primárias. Inspira-se na solidariedade social, na livre iniciativa, no direito de propriedade, na economia de mercado, e nos interesses do País. O SPRP tem trabalhado juntamente com a prefeitura e outras instituições para diminuir o desmatamento na região, atendendo às exigências ambientais legais e aumentando a produtividade nas propriedades, em bases sustentáveis.

Dow AgroSciences- A Dow AgroSciences, com base em Indianapolis, Estado de Indiana, nos Estados Unidos, é uma empresa de primeira linha de produtos para a agricultura, oferecendo soluções agroquímicas e biotecnológicas inovadoras em todo o mundo. A empresa, subsidiária em caráter integral da The Dow ChemicalCompany, tem volume de vendas de US$ 4,9 bilhões por ano. [ www.dowagro.com].

Perfil-O Fundo Vale para o Desenvolvimento Sustentável foi criado pela Vale em 2009 para apoiar o Desenvolvimento econômico e socioambiental por meio de melhorias na infraestrutura física e institucional de biomas ameaçados. Com o objetivo de deixar um legado para as gerações futuras, o Fundo atua em rede, não apenas como financiador, mas participando da gestão dos projetos que contam com a parceria de organizações renomadas, com comprovada experiência em campo. Na busca por respostas eficazes para as questões centrais da sustentabilidade, o Fundo apoia projetos com potencial de replicação, nos temas municípios verdes, áreas protegidas e biodiversidade e monitoramento do desmatamento, sempre atento a necessidade de uma gestão flexível e adaptável à realidade dos parceiros e do mercado