sábado, 27 de agosto de 2011

PRODUTOS ORGÂNICOS DO PIAUÍ SERÃO DEBATIDOS EM SÃO PAULO



A promoção da economia verde no Piauí foi o assunto debatido em reunião de fruticultores piauienses com a diretora da Planeta Orgânico, Beatriz Costa. O vice-governador do Piauí, Antônio José de Moraes Souza Filho, e o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Mário Lacerda, também participaram do encontro, que aconteceu dentro da programação da Piauí Sampa, em São Paulo.

Segundo Beatriz Costa, há muito tempo a Planeta Orgânico vem tentando viabilizar um projeto no Piauí. “A reunião foi bastante produtiva. O que queremos é promover o Piauí para o Brasil e para o mundo, destacando o cultivo de frutas orgânicas dos Distritos Irrigados dos Tabuleiros Litorâneos, Ditalpi. A economia verde já se encontra em estágio bastante avançado no Estado”, declarou.

Através do projeto da Planeta Orgânico, o seminário Piauí Economia Verde percorrerá várias cidades do país em busca de investidores. “Pretendemos levar essa ação até para o exterior, mostrando que o Piauí possui uma grande cadeia produtiva de frutas orgânicas. Queremos vender essa região como oportunidade de negócio. A certificação das frutas é outro ponto que merece destaque”, acrescentou Beatriz.

A diretora da Planeta Orgânico fez também uma avaliação da Piauí Sampa. “É uma iniciativa muito bacana, que apresenta o Estado de forma grandiosa”, disse.

Para o gerente executivo do Ditalpi, Francisco Suassuna, a reunião com a Planeta Orgânico marcou o início do processo de criação de uma ambiência para os orgânicos. “O Seminário Piauí Economia Verde dará visibilidade a quem tem interesse em investir em orgânicos. A parceria do Sebrae é muito importante nesse processo, já que através de ações da instituição estamos conseguindo chamar atenção para a produção de frutas do Ditalpi”, afirmou.

No Ditalpi há seis mil hectares de terras agricultáveis, que devem ser ocupadas por projetos de fruticultura orgânica. “O que queremos é consolidar o Piauí como pólo do setor, tornando o Ditalpi referência para o país”, destacou Suassuna.

A gerente de Relações Institucionais do Grupo Walmart, Mônica Moreira, também visitou a Piauí Sampa na manhã de ontem (08). Na ocasião Mônica reafirmou a parceria comercial do grupo com produtores do agronegócio piauiense.

“Através desse evento, conhecemos o potencial do Piauí no setor do agronegócio, com destaque para o mel, a castanha e as polpas de frutas. As relações comerciais de pequenos produtores do Estado com o Grupo Walmart já é realidade há algum tempo. Através do Programa Clube do Produtor inserimos esses empreendedores na nossa lista de fornecedores”, afirmou Mônica.

A gerente do Walmart destacou ainda o papel do Sebrae nesse processo. “Com a ajuda desta instituição conhecemos vários produtores. Fizemos uma seleção entre todos os indicados e seguimos para a etapa de visitas. Avaliamos o método e as condições de produção dos pequenos apicultores e fruticultores do Estado e detectamos um grande potencial. Fizemos um planejamento e partimos para a fase das compras”, contou a executiva.

Para Mônica, a Piauí Sampa é uma exposição do que o Piauí tem de melhor. “Esse é uma evento importante para que todos conheçam as potencialidades desse Estado, sem me referir somente ao agronegócio. Vemos aqui jóias em opala, peças artesanais e muitos outros produtos que demonstram a riqueza desse Estado”, disse.

A Piauí Sampa que acontece até domingo (14), em São Paulo, é uma ação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí, em parceria com o Sebrae Nacional, Governo do Estado, Governo Federal, Prefeitura de Teresina, Banco do Nordeste e Banco do Brasil