quinta-feira, 4 de agosto de 2011

vale luz pela reciclagem de materiais

Já imaginou reduzir o preço na conta de energia com o simples gesto de reciclar o lixo? Essa é a proposta do Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) com o projeto Vale Luz Celpe, que está sendo lançado esta manhã na comunidade Aritana, no bairro da Imbiribeira.

Uma unidade móvel vai recolher o material reciclável, inicialmente, em 12 comunidades dos municípios do Recife e Olinda. O projeto oferece uma oportunidade de redução de despesas com o consumo de energia para a população de baixa renda e estimula a consciência ambiental, reforçando a ideia da reciclagem.

Para participar, o cliente precisa apresentar conta de energia que comprove a residência na comunidade contemplada. A expectativa é que em breve, clientes da Celpe que tiverem a conta bancária Caixa Fácil (Caixa Econômica Federal) e que possuam o cartão Bolsa Família também poderão receber parte dos valores gerados pela troca dos resíduos como crédito em conta corrente. O benefício será exclusivo para os portadores do cartão Bolsa Família.

A unidade móvel do Projeto, chamada de Caminhão Vale Luz, vai visitar quinzenalmente cada localidade. São aceitos para reciclagem metal, papel, papelão e plásticos. Alguns cuidados devem ser tomados no momento da coleta. Papéis e plásticos, por exemplo, não podem estar sujos ou molhados. No caso das latas de alumínio, devem estar sem areia, pedra ou materiais que comprometam a pesagem.

O Vale Luz Celpe funciona em parceria com quatro associações de catadores e as Prefeituras do Recife e de Olinda. Caberá às associações de catadores a destinação adequada dos resíduos coletados nas comunidades. Por isso, durante a coleta, um representante da associação de catadores que atende a comunidade visitada vai acompanhar a equipe. O transporte dos resíduos sólidos será feito de forma segura, sendo adequadamente separados por classe e armazenados no interior do caminhão.