terça-feira, 2 de agosto de 2011

EMLUR MOSTRA OS SEUS PROJETOS

A Emlur monta um estande para mostrar à população o trabalho desenvolvido durante o ano na limpeza urbana, educação ambiental e demais projetos da Autarquia.

Na feira, que este ano tem a reciclagem como tema, a Emlur mostrar parte do seu acervo de artesanato, além de novas peças confeccionadas para o evento. Cinco artesãos da Autarquia também estarão comercializando seus produtos no local. Além do artesanato feito com material potencialmente reciclável, o estande também conta com painéis de fotografias mostrando o trabalho diário dos agentes de limpeza, ambientais e educadores.

Um dos destaques da Autarquia este ano é o projeto “Emlur Amiga da Paz”, curso de capacitação em mediação de conflitos que já formou 187 lideranças comunitárias, agentes de limpeza e servidores do quadro administrativo do órgão. A nova operacionalização do curso, ministrado pela Polícia Militar da Paraíba, será apresentada na feira e prevê a formação de turmas em 11 comunidades até o final de 2011.

Parceria – Eventos deste porte precisam de um plano especial de coleta devido à grande quantidade de resíduos produzida diariamente. A partir desta necessidade, foi firmada uma parceria com a organização da Multifeira Brasil Mostra Brasil, que cede um espaço todos os anos para que a Emlur possa mostrar as suas ações e projetos para a comunidade.

A Emlur selecionou colaboradores em seu quadro de servidores para que, durante os dez dias de feira, funcionários de diversos setores estejam no estande para receber os visitantes e mostrar o material em exposição. Eles vão orientar quanto ao acondicionamento correto do lixo, informar sobre o horário da passagem dos carros de coleta domiciliar nos bairros e explicar como a população pode ajudar para manter a cidade mais limpa e organizada, preservar o meio ambiente melhorando, com isso, a qualidade de vida dos habitantes da Capital.

A diretora do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos, Elma Xavier, falou sobre a importância de apresentar o que é desenvolvido durante o ano para o público em eventos como este. “Não podemos deixar de aproveitar este espaço que nos é cedido neste evento que sempre atrai um grande público. É uma oportunidade que temos para mostrar aos visitantes os serviços e projetos sócio-educativos executados pela Autarquia”, afirmou Elma, que é responsável pelas ações de educação ambiental.

Baticumlata – O grupo de percussão da Emlur, que integra o projeto “Catadores de Arte”, vai se apresentar no dia 12 de julho, entre as apresentações culturais da feira. O Baticumlata já se apresentou nos principais eventos realizados na Capital e também fora de João Pessoa. Ainda em 2005, ano de fundação, já se apresentava na Festa das Neves e no Festival Nacional de Arte (Fenart). Hoje o grupo, formado por agentes de limpeza, é reconhecido pela população pelo som que consegue produzir apenas com objetos encontrados no lixo como tonéis, baldes, vidros, peças de caminhão e até computadores, que são transformados em instrumentos musicais.