quinta-feira, 4 de agosto de 2011

cosntrução a apartir da reciclagem

O equipamento está instalado dentro do próprio conjunto habitacional
Residencial de Olímpia com 786 unidades é o primeiro da região a aproveitar resíduos sólidos da construção civil



A Pacaembu Construtora, responsável pela construção das casas do Residencial Village Morada Verde, do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, iniciou em julho o aproveitamento dos resíduos gerados na obras

Entre as ações sustentáveis colocadas em prática pela construtora estão: o controle de resíduos sólidos, a reciclagem e o uso racional de materiais, energia e água. É realizada ainda a reciclagem de matérias como areia e brita, utilizados nas obras de infraestrutura.



Uma usina compacta de reciclagem composta por carregadeira, moinho e esteiras transportadoras foi instalada no local. A usina tem capacidade para processar mensalmente quase 100m³ (equivalente a 10 caminhões) de resíduos sólidos, como argamassa, concreto e restos de tijolo.



As sobras desses materiais são recolhidas diariamente pelos funcionários da construtora e levadas para uma área reservada do empreendimento. Após passar pela usina, o material triturado é utilizado na preparação de argamassas para assentamento de alvenarias, construção de calçadas e lastros.



Além dos resíduos sólidos, outros materiais utilizados no empreendimento como papel, papelão e aço são selecionados e encaminhados para reciclagem. Esses produtos são doados para a Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Câncer de Barretos.



O Village Morada Verde é considerado um empreendimento modelo da Pacaembu Construtora. A previsão é a de que as obras sejam finalizadas em setembro. O empreendimento, voltado para famílias com renda de até cinco salários mínimos (R$ 2.725,00), será entregue com infra-estrutura completa (asfalto, luz, água, esgoto e drenagem).