terça-feira, 18 de janeiro de 2011

diagnóstico da economia solidária em Rio Claro .

Em parceria com a Unesp, o município de Rio Claro realizará um amplo trabalho de mapeamento e diagnóstico de ações sociais e de atividades de economia solidária. “Isto permitirá a execução de estudos que deverão resultar em políticas públicas para o setor”, afirma o professor adjunto Auro Aparecido Mendes, do Departamento de Geografia da Unesp, que participou na manhã desta quinta-feira (23), no gabinete do prefeito Du Altimari, da cerimônia de assinatura do convênio que oficializou a parceria.

“Certamente Rio Claro ganhará muito com este trabalho que a Prefeitura e a Unesp realizarão, com o objetivo de estabelecer novos caminhos para os empreendimentos solidários”, ressaltou Altimari ao assinar o documento. “Atualmente o município conta com apenas uma cooperativa, a de coletores de recicláveis, mas já estamos organizando o sistema também para outros profissionais, como costureiras e panificadores”, anunciou Luci Helena Wendel Ferreira, secretária municipal de Ação Social.

A Prefeitura está providenciando a implantação da Incubadora Social de Economia Solidária que dará suporte jurídico, contábil e administrativo para as cooperativas e empresas, além de oferecer cursos e treinamentos. A iniciativa também teve a colaboração da Unesp, que cedeu o prédio onde funcionava algumas de suas faculdades, no bairro Alto de Santana. “Iniciamos a ocupação do prédio, inclusive com a utilização de móveis cedidos pela Unesp”, informou Luci.

Auro Mendes lembrou que o desenvolvimento da economia solidária no município é um sonho antigo que agora começa a se concretizar graças à sensibilidade do prefeito, reitoria e diretores da Unesp. “Consiste em um dos maiores e mais importantes projetos de extensão da universidade, que vai ao encontro da comunidade, oferecendo pesquisa e suporte técnico”, destacou Mendes.

O trabalho será feito por docentes e alunos da Geografia a partir de janeiro e por um período de dois anos, consistindo basicamente num diagnóstico que indicará quais são, onde se localizam e quais as características dos empreendimentos solidários, sempre com a perspectiva de fortalecer as ações locais.

Participaram também do ato de oficialização da parceria outros membros da Secretaria de Ação Social – Marta Ceccato, Valdemir dos Santos de Lima e Antonio Carlos Riani Costa.