quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

USINA DE RECICLAGEM DE ENTULHO

O processo de reciclagem basicamente é o de moagem, através de trituradores de restos de concreto, telhas, blocos e tijolos. Outros materiais como aço, madeira serão segregados antes. O material produzido servirá de base para pavimentação, mistura em argamassa, regularização de pisos, entre outros.

O volume estimado de entulho produzido pelo município é de 150 metros cúbicos por dia, que são depositados em aterro particular, de acordo com o secretário muitas vezes sem o devido cuidado ou destinado em áreas onde a prefeitura tem interesse em regularização de erosões.

Despesas
No entanto, a prefeitura Catanduvas não tem despesas com o entulho atualmente. “A forma de operação da usina ainda está em estudo, pois poderá ser administrado diretamente pela prefeitura ou concessão. A usina é uma antiga pretensão da administração, porém o valor de implantá-la e como administrá-la são dificuldades a serem vencidas”

Em agosto de 2010, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que cria Política Nacional dos Resíduos Sólidos, que deve começar a valer em quatro anos e prevê, entre outras coisas, que todas as prefeituras terão que construir aterros sanitários ambientalmente sustentáveis, onde só poderão ser depositados resíduos sem qualquer possibilidade de reaproveitamento.