terça-feira, 18 de janeiro de 2011

MESA BRASIL

Mais da metade dos comerciantes do Mercado da Produção está cadastrada no Programa Mesa Brasil, doando para famílias carentes frutas e verduras que, apesar de aptas para consumo, estão sem as condições ideais de comercialização.

Secom Maceió

O programa é desenvolvido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) e o Sesc.

Segundo o secretário Arnóbio Cavalcanti, qualquer fruta ou legume que apresente um machucado que a deixa pouco apresentável para a venda, mas em nada impede seu consumo, já é separada para ser coletada pelas equipes do Mesa Brasil. Alguns comerciantes chegam a doar mais de 100kg de alimentos por semana.

“O que percebemos é a satisfação dos permissionários em poder ajudar famílias que estejam passando alguma necessidade. A grande maioria faz questão de participar”, disse ele.

Periodicamente, equipes do Mesa Brasil vão ao Mercado da Produção para a coleta dos alimentos. Os feirantes que estão cadastrados no programa são identificados por placas.

Mesa Brasil

O Mesa Brasil é um programa de segurança alimentar e nutricional sustentável, idealizado pelo Sesc, que redistribui alimentos excedentes apropriados para consumo fora dos padrões de comercialização. O programa é uma ação permanente, que integra a institução, empresas, entidades e voluntários com o objetivo de reduzir carências alimentares e o desperdício de alimentos.