quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

FAMILIA BRITÂNICA RECICLA TUDO

Uma família britânica reclama ter conseguido produzir apenas um saco de lixo no ano de 2010.
O casal Richard e Rachelle Strauss e a filha Verona, de 9 anos, reciclam praticamente tudo, plantam grande parte da própria comida e transformam restos em adubo.

Além disso, eles compram os produtos directamente a produtores locais para evitar embalagens em excesso e quando vão ao talho, por exemplo, levam recipientes próprios e conseguiram assim reduzir a sua produção de lixo para apenas um saco durante o ano de 2009.

Para 2010, os Strauss, que vivem em Longhope, no condado de Gloucestershire, decidiram aumentar o desafio e esperam conseguir não produzir lixo nenhum.

«Estamos muito felizes com o resultado. Nós sabíamos que produção zero de lixo seria impossível, mas para se alcançar qualquer coisa é preciso colocar metas elevadas», afirma Rachelle Strauss.

A BBC avança que, o pequeno saco de lixo continha apenas alguns brinquedos partidos, lâminas de barbear, canetas e negativos fotográficos.

A ideia de reduzir drasticamente a produção de lixo da família surgiu em 2008, mas quando Rachelle falou com o marido sobre a sua ideia. Inicialmente Richard não se mostrou interessado, Rachel conta que este só «resolveu avançar com a ideia depois de ler uma série de artigos sobre os danos causados à vida marinha pela contaminação por plástico. Aí sim, ficou muito impressionado».

Os Strauss começaram o desafio reduzindo o consumo de plástico. A partir daí passaram a reciclar e reaproveitar cada vez mais, além de terem começado a utilizar baterias recarregáveis e painéis solares para gerar energia.

A experiência está relatada num site, o http://myzerowaste.com/, que se tornou uma referência sobre reciclagem e tem mais de 70 mil visitantes por mês.

«Para quem quer reduzir a produção de lixo, a minha primeira dica é que deve pensar no que compra antes de o fazer e escolher produtos com menos embalagem e com invólucros que sejam recicláveis. Em segundo lugar, aconselho que evitem o desperdício de alimentos. Aqui na Grã-Bretanha, um terço da comida que compramos vai para o lixo. Em terceiro lugar, devem tentar reciclar o máximo que puderem», aconselha Rachelle