sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

NOVELIS

A Novelis, líder mundial em laminados e em reciclagem de alumínio, dá mais um passo para fortalecer ainda mais sua participação no mercado da reciclagem.

A empresa acaba de criar uma nova unidade de negócios que será responsável por expandir a compra de sucata de latas de alumínio e para isso contará, ainda este ano, com novos centros de coleta no País.

Os centros permitirão à Novelis ter uma presença geográfica maior - uma vez que hoje as compras são concentradas em algumas regiões específicas - e estar mais próxima dos pequenos fornecedores do material, tais como cooperativas, pequenos depósitos e sucateiros de menor porte. A previsão inicial é de que sejam seis centros de coleta, nas seguintes localidades: Florianópolis, Salvador, Recife e São Paulo (Presidente Prudente, Vale do Paraíba e São Paulo capital). A expectativa é que os centros entrem em operação em julho deste ano.

“Cada galpão terá capacidade de trabalhar com 700 toneladas por mês, contará com cerca de 10 pessoas e nos dará a oportunidade de comprar latas soltas e material prensado em pequenos volumes, o que não acontece hoje”, destaca Roberta Soares, gerente de Negócios de Reciclagem da Novelis. Nos centros serão feitos os trabalhos preliminares de limpeza inicial, prensagem e paletização (montagem dos fardos).

A Novelis manterá as compras regulares com os fornecedores com quem já trabalha atualmente sem nenhuma alteração. “Essas unidades complementarão o trabalho já realizado, uma vez que criam uma nova abordagem de compra, permitindo à companhia ter mais proximidade com o início da cadeia da reciclagem”, explica Roberta. A partir dessa aproximação serão desenvolvidas ações sociais e trabalhos conjuntos que se traduzirão em benefícios para os pequenos fornecedores.

A Novelis participa do mercado de reciclagem de latas no Brasil por meio da compra de latas usadas e de alumínio reciclado proveniente de outros recicladores. O volume total de alumínio reciclado proveniente de latas em 2010 foi equivalente a 8,5 bilhões de unidades enquanto o mercado é estimado em cerca de 18 bilhões de latas. Todo esse trabalho é feito na fábrica de Pindamonhangaba, a maior planta de reciclagem do material na América do Sul.

Sobre a Novelis

A Novelis é líder global em laminados e reciclagem de alumínio. Com 34 instalações operacionais em 11 países, conta com 12 mil colaboradores. No Brasil sua principal atividade é a laminação, com unidades em Pindamonhangaba e Santo André (SP), mas também produz alumínio primário em Ouro Preto (MG) e tem o maior centro de reciclagem da América do Sul. Além disso, preocupa-se com a disponibilidade de energia para sua atividade e possui nove centrais hidrelétricas, todas em Minas Gerais, que produzem mais de 60% de toda energia que utiliza. Em 2007, tornou-se parte da Hindalco Industries Limited, a maior companhia de laminados de alumínio do mundo e uma das maiores produtoras de alumínio primário na Ásia. Com sede em Mumbai, na Índia, a Hindalco é a principal companhia do conglomerado indiano Aditya Birla.