quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

RECICLAGEM DE ISOPOR

Central de Recebimento de Pneus e Resíduos Eletrônicos (Crepel) de Santa Cruz do Sul está disponibilizando à comunidade espaço gratuito para armazenagem de isopor. O produto será destinado à Venax Eletrodomésticos, de Venâncio Aires, para reaproveitamento.

O poliestireno expandido, popularmente conhecido por isopor, é utilizado em embalagens de alimentos (carne, frios, legumes e outros), de eletrodomésticos e de aparelhos eletrônicos. Depois de usado, costuma ir para o lixo e ocasiona problemas ambientais. Por causa do seu volume, entulha com rapidez os aterros sanitários, onde leva 200 anos ou mais para se decompor. Quando entra nos esgotos, provoca entupimentos e, nos rios e mares, as partículas são ingeridas por peixes e cetáceos, que acabam morrendo. Se for queimado, libera gás carbônico, contribuindo para o aquecimento global.

Segundo o secretário do Meio Ambiente de Santa Cruz, Alberto Heck, a maioria das cooperativas e empresas do setor de reciclagem não têm interesse em receber o produto que, por isso, é rejeitado pelos catadores. “Temos visto muitas lojas colocando essas embalagens nas calçadas. Elas acabam espalhadas pelo vento, carregadas pela chuva ou chutadas por desocupados, causando poluição ambiental e visual na cidade.”

Para tentar diminuir o problema, a secretaria fez acordo com a Venax, fabricante de refrigeradores, freezers e fogões. A empresa tem tecnologia para triturar o isopor, prensá-lo e produzir novas chapas, que são usadas para embalar seus produtos. Para viabilizar o projeto, os resíduos serão armazenados na Crepel, e a indústria, regularmente, virá buscá-los.