quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

LiXO ELETRÔNICO

Lixo eletrônico é todo material descartado, resultado da rápida obsolência de equipamentos eletrônicos que são lançados diariamente no mercado. Computadores, geladeiras, celulares, televisores e outros aparelhos acumulam-se nos lixões do país gerando sérios riscos para o meio ambiente. Isso porque, alguns deles, possuem na composição metais tóxicos que, em contato com o solo, causam a contaminação do lençol freático.

A lei nº 12.305, referente à Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil, obriga fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos eletroeletrônicos e seus componentes a estruturar e implementar sistemas de retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público. No entanto, na prática, não é isso que ocorre e, segundo relatório da ONU divulgado em 2010, o Brasil abandona 96,8 mil toneladas métricas de PCs por ano. O país é também o mercado emergente que gera o maior volume de lixo eletrônico per capita a cada ano.

Paralelamente, existem hoje diversas empresas que trabalham com reciclagem de lixo eletrônico. Na região, a empresa InfoReciclagem de Piracaia, oferece uma opção para a destinação correta desses resíduos. Mediante agendamento, ela coteta gratuitamente e assume o compromisso de buscar alternativas que torne viável a reciclagem dos equipamentos obsoletos.