quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

reciclagem de material de construção civil

A empresa de engenharia acaba de receber mais uma unidade do reciclador móvel de resíduos da construção, que se junta à primeira máquina que entrou em operação em 2007. Com características idênticas ao primeiro, o novo reciclador tem a capacidade de processar 200 toneladas de concreto armado/hora, transformando-as em agregado reciclado, com características que se assemelham as da brita, no próprio canteiro de obra.

A aquisição do segundo equipamento é fruto da demanda do mercado, no esforço pela sustentabilidade e para se adequar a legislação ambiental, que determina o descarte de resíduos sólidos da construção civil em áreas pré-determinadas para posterior reciclagem. Adiantando-se a esta exigência, a Craft Engenharia - empresa brasileira especializada em construção pesada, demolições, terraplenagem e pavimentação - trouxe para o Brasil em 2007 o primeiro reciclador móvel, único no país capaz de efetuar a reciclagem no próprio local da obra.

O segundo equipamento também é de origem austríaca e trabalha em conjunto com outra máquina, que tem a função de alimentá-lo, preparando os resíduos de demolição.

O resultado da reciclagem é um material que pode, em muitos casos, cumprir as funções da brita, sendo reutilizado na própria obra para aterros, reforço de sub-leito e construção de sub-base de pavimentação. A economia para o construtor vai mais além, uma vez que se elimina o custo de transporte do entulho para as áreas de descarte. Outra vantagem do equipamento é a sua agilidade, que não exige nenhum tipo de montagem especial, podendo ser movido, colocado ou retirado do canteiro de obra em qualquer momento, oferecendo, portanto, o benefício de ser utilizado em obras das mais diversas dimensões.

Em seus três anos de operação, o primeiro reciclador móvel de resíduos da construção da CRAFT ENGENHARIA já comprovou sua eficiência em mais de uma dezena de obras de grande porte, cujo volume total chega a 250.000 m3 de material reciclado, dos quais 85% foram utilizadas nas próprias obras.

Pioneirismo e preocupação ambiental - Os resíduos da construção civil e demolições representam 61% do lixo produzido nas cidades brasileiras, segundo dados da Secretaria Nacional de Saneamento do Ministério das Cidades. De acordo com a pesquisa, este percentual corresponde a 90 milhões de toneladas de lixo/ano, que deve ser depositado em áreas previamente estabelecidas, obedecendo a regras e normas ambientais criadas pelos estados e municípios, de acordo com as leis que tratam do tema.

Pioneira em soluções para construção pesada e demolição, detentora de diversos recordes de rapidez na execução de grandes obras no país, a Craft Engenharia sempre dedicou grande atenção à questão do meio ambiente, particularmente à reciclagem. Os dois recicladores móveis vêm se juntar ao reciclador estacionário, desenvolvido pela própria CRAFT como solução ecologicamente correta e econômica para as obras das quais participa.

Craft Engenharia - Agilidade, rapidez e vanguarda é a fórmula com que a Craft Engenharia vem, há mais de trinta anos, consolidando sua reputação de excelência no mercado de construção civil brasileiro. Adiantando-se as demandas de seus clientes, prognosticando as tendências da indústria de construção civil, principalmente no que se refere aos equipamentos e legislação ambiental, apoiando e patrocinando a pesquisa de novos métodos e materiais, a empresa consolidou reputação de excelência em todas as suas áreas de atuação: construção pesada, terraplenagem, pavimentação, locação de equipamentos e demolições especializadas.

É, também, a primeira empresa brasileira a aplicar a técnica para estabilização de solos moles por vibrocompactação. Na área de pesquisa a Craft mantém longa parceria com o Setor de Pavimentos e Geotécnica da COOPE/UFRJ, disponibilizando sua usina de asfalto e sua tecnologia para testes de campo dos pesquisadores da universidade. |