quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

AGROCOOP

Unir forças para buscar melhores resultados. Esta é uma das premissas básicas do Cooperativismo. Pensando nisso, sete visionárias Cooperativas Capixabas do Ramo Agropecuário fundaram a AGROCOOP (Cooperativa Central Agroindustrial do Espírito Santo), sob a coordenação e a chancela do Sistema OCB – SESCOOP/ES.


A partir da criação desta Central, as cooperativas filiadas estarão ainda mais integradas, o que acarretará em melhores negócios e em uma maior pulverização dos benefícios levados aos cooperados. A Central também fará com que estas cooperativas comprem em grande escala e tenham poder de negociação, aumentando assim o mix de produtos oferecidos e melhorando os preços para seus respectivos cooperados.


Este projeto está sendo construído desde 2008, com embasamento em pesquisas de mercado e em intercâmbios técnicos com a Cooxupé/MG e com a Coocapec/SP. Também é importante lembrar que esta iniciativa do Sistema OCB – SESCOOP/ES e das Cooperativas Agropecuárias Capixabas conta e contará com apoio do Sebrae/ES, da SEAG/ES, do Incaper, da SEDES, do Sicoob/ES e do Bandes.


As próximas etapas do projeto já estão sendo planejadas. Ao que tudo indica, as cooperativas capixabas de laticínios se juntarão ao projeto ainda no 1º semestre de 2011. Há planos inclusive de plantas industriais para atuar não só na cafeicultura, mas em toda a cadeia produtiva do leite e derivados, fruticultura, floricultura, apicultura, piscicultura, ovinocultura, pecuária de corte, suinocultura e avicultura.


A Central tem como base modelos de sucesso, como a gigante Aurora, que hoje atua em diversas regiões, comandando toda a cadeia produtiva e comercial. O objetivo da AGROCOOP é justamente participar de tudo no agronegócio capixaba, desde a matéria prima até o produto final industrializado e exportado.


Outro ponto que merece destaque é que ao se unirem em busca de melhores resultados para seus cooperados, as sete cooperativas demonstram visão comercial e consciência cooperativista, uma vez que a “Cooperação entre cooperativas (Intercooperação)” é o 6º Princípio Cooperativista, que pode ser resumido pelo simples e importante fato de que a União Faz a Força.


Embora a Central tenha sido fundada por sete cooperativas, o estatuto da AGROCOOP permite a entrada das demais cooperativas capixabas do ramo agropecuário. Inclusive todas as cooperativas capixabas do ramo agropecuário foram convidadas para se associarem à Central, pois quanto maior o número de participantes, maior será o poder de negociação. E é de comum conhecimento que no mercado atual se ganha em escala. Além do mais, a interação entre as cooperativas na Central será determinante para o crescimento das mesmas, o que fará com que a adesão de outras cooperativas ocorra naturalmente.


A Assembleia Geral de Constituição da AGROCOOP, realizada no dia 21/12, na Sede do Sistema OCB – SESCOOP/ES, elegeu o presidente do Sistema, Esthério Colnago, para dirigir a Central. Os representantes das cooperativas decidiram que é muito importante ter o presidente Esthério à frente da Agrocoop, devido sua ampla rede de relacionamentos, além da necessidade de estruturação inicial da Central com um menor investimento possível. E a liderança do presidente é consenso entre as cooperativas, o que facilita a convergência dos objetivos de cada cooperativa para os da Central.