quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

cooperativa de segundo grau

O cooperativismo gaúcho tem uma nova Central: no dia 25 de janeiro, o ramo Transporte constituiu uma cooperativa de segundo grau, chamada Central Rede Transporte. “O objetivo é organizar o setor nas áreas técnica, contábil, jurídica e comercial”, explica o presidente da Câmara Temática de Transporte Internacional da Ocergs (CTTI), Abel Paré, um dos idealizadores do projeto. Segundo ele, a Central terá a função de organizar o potencial econômico e comercial do ramo, que presta serviços que abrangem toda a cadeia logística. “As atividades do setor vão de transporte de cargas e pessoas a entregas feitas por motoboys”, exemplifica. “Em vez de competir, podemos nos unir e fortalecer”, completa o presidente da Cotramar, de Marau, José Luiz Santin.


De acordo com Paré, os planos de criar uma Central começaram em 2004. Em julho de 2010 criou-se a Comissão de Constituição da Central de Cooperativas de Transporte – Rede Transporte, coordenada por Luiz Helio Girotto, da Cooperlogin, e secretariada pelo pedagogo e administrador Paulo Campos. A Comissão visitou Centrais de três ramos. “A Ocergs proporcionou visitas às Centrais da Unimed, Sicredi e Fecoergs. Portanto, estamos trabalhando em cima de uma ideia que sabemos que já deu certo em outros ramos”, destaca Girotto.


A reunião do dia 25 aprovou o estatuto social da Central e a adesão das cooperativas singulares para filiação, além de eleger o Conselho de Administração, cuja composição é: Abel Moreira Paré como presidente; Luiz Helio Girotto na vice- vice-presidência; Roberto Brezolin, presidente da Cotraibi, como diretor administrativo-financeiro; José Luis Santin na função de diretor Operacional, de Desenvolvimento e Educação; e Astrogildo Frederico Saballa dos Santos, integrante do Conselho de Administração da Coomabel, como secretário.