terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

CAPITAL ARGENTINA DO COOPERATIVISMO

A cidade de Sunchales foi emancipada em 1967, e desde 2005 é declarada a capital nacional do cooperativismo na Argentina, através da lei federal 26.037. Situa-se na província de Santa Fé e está a 600km de Buenos Aires. Localizada a 1.400km de Nova Petrópolis, tem 22 mil habitantes que possuem o cooperativismo na sua essência. Este meio de organização econômica formalizou-se em Sunchales no dia 15 de setembro de 1929, quando um grupo de produtores leiteiros, descendentes italianos, constituíram a primeira cooperativa denominada Cooperativa Leiteira de Sunchales (Cooperativa Tamberos Ltda de Sunchales), presidida e motivada por Juan B.V.Mitri.


Juan nasceu em Esperanza, província de Santa Fé, no ano de 1881 e foi o precursor do cooperativismo em Sunchales. Chegou à cidade quando a colonização estava iniciando. No ano de 1928, iniciou no cooperativismo, depois de tomar conhecimento dos princípios de Rochdale, cidade da Inglaterra que registra oficialmente a primeira organização cooperativa mundial. Ele uniu seus amigos e companheiros com o objetivo de conquistar melhores compensações econômicas e sociais para a comunidade, fundando assim a Cooperativa Leiteira de Sunchales no ano de 1929. Em 1938 foi também o presidente fundador da Sancor Cooperativas Unidas Limitadas, também conhecida como Sancor Lácteos. Faleceu no ano de 1954 e sempre apresentou uma vida exemplar, com altíssima conduta moral e social, dentro e fora do cooperativismo.


Cooperativismo em Sunchales


A cidade possui 13 cooperativas, sendo 9 fundadas em Sunchales, com evidência para Sancor Lácteos (1938) e Sancor Seguros (1945), devido ao tamanho e penetração de mercado nacional e internacional. Destacam-se também a Casa Cooperativa de Sunchales, que reúne cooperativas e associações com o objetivo de representação institucional, educação, formação e desenvolvimento cooperativo; e a Federação das Cooperativas Escolares, que tem como objetivo desenvolver as cooperativas escolares implantadas em todas as escolas de Sunchales. Ao total, são 15.363 sócios de cooperativas, em Sunchales.


Outro destaque para a cidade é que todas as instituições de ensino possuem o projeto de cooperativas escolares, sendo que em cada uma um produto diferente é fabricado e envolve as decisões diretas dos alunos para assuntos desde a escolha dos materiais até a administração da cooperativa. Todas elas funcionam com princípios do cooperativismo e tem sua renda revertida para a compra de materiais para a escola, doação a crianças carentes do município e para continuar obtendo matéria-prima para fabricar os produtos