terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

AURORA

Um dos mais completos e exitosos programas de formação profissional rural está sendo desenvolvido em Santa Catarina há treze anos e foi o responsável pela qualificação de 35.000 pessoas no campo. É o programa de desenvolvimento dos empreendedores rurais cooperativistas sustentado pela Coopercentral Aurora e cooperativas agropecuárias, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Sebrae.

O programa se desenvolve no âmbito da Coopercentral Aurora e suas cooperativas filiadas e transforma os produtores em empresários rurais para aumento da competitividade e melhoria da capacidade de inserção dos empreendimentos no mercado.

“A profissionalização da família rural é uma das prioridades da Coopercentral Aurora para que o produtor rural permaneça no campo em condições de rentabilidade com qualidade de vida”, observa o diretor de agropecuária Marcos Antônio Zordan. A obtenção desses resultados vem se comprovando através das mensurações periódicas de resultado do programa.

O coordenador de treinamento da Aurora, Joel José Pinto, destaca que os programas de qualidade total rural, além da importância como ferramenta para a melhoria de renda e qualidade de vida, servem como base para a implantação da rastreabilidade para as cadeias de suínos, aves e leite.

O Programa de Desenvolvimento dos Empreendedores Rurais Cooperativistas compõe-se de cinco ações. O programa De Olho na Qualidade Rural que, em treze anos, formou 650 grupos, envolvendo 11.593 estabelecimentos/famílias rurais num total de 22.179 participantes. O Qualidade Total Rural formou 248 grupos com 4.227 propriedades/famílias e 7.255 pessoas. Também foram atendidas 51 granjas com 578 participantes. Foram realizados 77 seminários técnicos e instrucionais com 6.550 participantes.

Uma atividade inovadora, a implantação do programa de rastreabilidade, em andamento, envolveu 8.057 produtores, sendo 1.612 criadores de aves, 3.533 criadores de suínos, 2.912 produtores de leite.