quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

COOPERATIVISMO NO SUL DO AMAZONAS

O município de Apuí, que fica á 408 km no sul do Amazonas, conquistou neste mês de fevereiro, um novo projeto de desenvolvimento sustentável para a economia da região. A homologação da Cooperativa de Desenvolvimento Sustentável do Sul do Amazonas (Coodesul), trará aos agricultores e pecuaristas do município, a condição societária necessária, para o acesso a linhas de créditos, aprovação e implementação de projetos agropecuários, apoio técnico institucional, visando a adequação a legislação ambiental e, através dessa união de esforços, a representatividade da organização social local.

Devido a sua localização, Apuí é um dos municípios do Amazonas, que enfrenta forte pressão dos órgãos de governo e de organismos internacionais não governamentais, que defendem a preservação do meio ambiente. A região é considerada ultima fronteira agrícola do país, no entanto, é inegável o potencial e a vocação do município para o setor primário, principalmente, a pecuária. O modelo cooperativista de gestão de negócios, poderá se configurar em alternativa de desenvolvimento econômico, social e ambiental para a região.

“O governo do Amazonas está estimulando projetos de desenvolvimento sustentável. É possível produzir no Amazonas respeitando o meio ambiente, esse é o desafio de todos nós que moramos nesse estado", disse Edimar Vizolli, associado da cooperativa e, atualmente, presidente do IDAM - Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas, órgão responsável pela assistência técnica e extensão rural no estado.

A cooperativa inicia suas atividades com 20 associados, liderados por Ademir Bentes Viana, presidente da Coodesul, com o propósito de fazer com que a pecuária, o manejo florestal, o ecoturismo, a pesca e agricultura, possam promover a economia local. A movelaria, a apicultura, o manejo mineral e as áreas sociais e ambientais, todos esses segmentos com potencial de retorno financeiro, poderá contribuir para a melhoria da qualidade de vida em Apuí.

Ao entregar o certificado de regularidade da OCB ao Sr. Visolli, o presidente da OCB/AM, ressaltou “a satisfação de ver o staff do governo e do segmento primário do Amazonas ligado ao movimento cooperativista. Isso é reflexo do despertar do sentimento cooperativista em nosso estado. É importante que pessoas com discernimento e com poder de decisão, estejam conosco, e compreendam nossa filosofia e objetivos”, afirmou Petrucio Magalhães Júnior.