quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS

.

Hoje decorrerá em Proença-a-Nova, a sessão de lançamento do Ano Internacional das Florestas. Esta é uma iniciativa do Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas em articulação com a Comissão Nacional da Unesco e com a colaboração da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Esta cerimónia ocorre em simultâneo com o lançamento mundial, que terá lugar na 9ª sessão do Fórum das Nações Unidas para as Florestas, em Nova Iorque. A sessão será presidida pelo Eng.º Rui Barreiro, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural. Serão apresentados diversos projectos desenvolvidos na área florestal e a apresentação do portal oficial nacional do Ano Internacional das Florestas (www.florestas2011.org.pt).

O Ano Internacional das Florestas, iniciativa desenvolvida pela Organização das Nações Unidas, pretende sensibilizar a população mundial da importância das florestas para uma vida sustentável no planeta. Por sua vez, os agentes do sector, desde governos a organizações não-governamentais, devem realizar esforços para a sua preservação.

Rui Barreiro, Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, sublinha a importância do sector florestal para o país e a necessidade de nos dirigirmos para o desenvolvimento sustentável. “A floresta ocupa 3,4 milhões de hectares no nosso país, cerca de 39% do território, constitui percentualmente uma das mais elevadas taxas de arborização da União Europeia. Esta vasta área florestal está na base de um sector da economia que representa cerca de 3 % do PIB nacional e assegura mais de 260 mil postos de trabalho directos e indirectos”, refere.

Fernando Andresen Guimarães, presidente da Comissão Nacional da UNESCO, refere os inúmeras recursos e serviços que a floresta disponibiliza desde matérias-primas ao controlo do clima e erosão dos solos e sublinha a importância da sua preservação. “As áreas protegidas, como por exemplo, as Reservas da Biosfera da UNESCO e os parques nacionais são considerados como uma das mais eficientes opções para a conservação das florestas."

Várias são as organizações que vão assinalar o ano com iniciativas. A WWF irá lançar durante este ano o relatório Living Forests (Florestas Vivas). Através deste documento, pretende dar a conhecer soluções sustentáveis para a Floresta.