quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

EMPRESAS BRASILEIRAS NO RANKING DE SUSTENTABILIDADE

Três empresas brasileiras apareceram entre as 100 companhias de capital aberto mais sustentáveis do mundo, segundo o ranking Global 100 da revista canadense Corporate Knights, especializada em responsabilidade social e desenvolvimento sustentável.

A fabricante de cosméticos Natura é a brasileira melhor colocada (66ª), seguida pela petrolífera Petrobras (88ª) e pelo banco Bradesco (91ª). O ranking Global 100 é elaborado por especialistas em sustentabilidade, que analisaram 3.000 companhias de 24 países e de todos os setores da economia.

Juntas, essas empresas valem em torno de R$ 6,64 trilhões (US$ 4 trilhões, pelos valores de hoje da moeda americana) e respondem por três milhões de empregos, segundo o site da revista.

Para a elaboração do ranking, os especialistas consideraram dez indicadores como eficiência energética, emissões de dióxido de carbono (CO²), geração de resíduos, diversidade, pagamento de impostos, capacidade de inovação, entre outros.

A primeira colocada foi a Statoil, seguida pela Johnson & Johnson. Entre os 24 países, o Reino Unido lidera com 21 empresas na relação (uma a mais do que em 2009), seguido pelos Estados Unidos, com 12 empresas (eram 20 em 2010).

Canadá e Austrália empatam em terceiro lugar, com 9 empresas cada. Em seguida estão Suíça (6), França e Japão (5 cada) e Alemanha (4). O Brasil empata com Dinamarca, Finlândia e Suécia, e está à frente de nações como Índia, Coreia do Sul, Holanda, Cingapura, Espanha, Bélgica, Taiwan, Itália, Noruega, África do Sul e Hong Kong.