quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

BANDEIRA AZUL

Em fevereiro, representantes da Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur), Secretaria Municipal de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur) e Agência de Fomento de Alagoas (Afal) realizaram uma reunião piloto para articular a implantação do Projeto Bandeira Azul em Alagoas.


O objetivo do Projeto é aumentar o grau de conscientização da comunidade, governantes, incentivando a proteção ambiental marinha e costeira, além da resolução de conflitos e turismo sustentável.


Esse projeto, através de ações integradas para o desenvolvimento sustentável das praias, gera um selo internacional de qualidade ambiental para as praias urbanas, este, tem credibilidade e já opera em vários países por 21 anos, contabilizando cerca 3.200 praias e marinas certificadas. O selo de qualificação – Bandeira AZUL - fica visível na praia, assim, o banhista e/ou turista tem a garantia do banho seguro.


De acordo com o diretor de Desenvolvimento e Projetos da Afal, Fábio Leão, a implantação do projeto Bandeira Azul em Alagoas, faz parte do plano operativo da Afal para 2011, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), “a Afal procurou a Setur para que sejam feitas as articulações necessárias com vistas à promoção do desenvolvimento do Estado”, explica. Leão ressaltou ainda, que técnicos da Afal já estão realizando visitas em alguns municípios que também estejam interessados em viabilizar o projeto.


Segundo a diretora de produtos da Setur – AL, Mell Bezerra, nas expectativas para desenvolver o turismo sustentável e rentável para a copa 2014 e para as olimpíadas de 2016, este projeto viabilizaria para o Estado uma visão extraordinária dos visitantes internacionais que costumam usufruir do turismo de sol e praia. “O diferencial deste projeto é a real conscientização dos poderes públicos, privados e da comunidade em geral, que também trabalha com engajamento comunitário e estudantil, exercendo a cidadania. Alagoas só tem a ganhar”, assegura Mell.


Alguns países já possuem o selo, como, Canadá, Chile, África do Sul, Nova Zelândia, cerca de 30 países da Euroasia, cinco Países Caribenhos, Marrocos e Jordan. Aqui no Brasil, esta bandeira é encontrada apenas na Praia do Tombo no Guarujá, no litoral paulista e na Marina Meliá no Rio de Janeiro