quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

PROJETO COMUNITÁRIO DO AMAZONAS

Famílias que vivem na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari, no município de Carauari (a 786 quilômetros de Manaus), no Amazonas, vão receber ao longo de 2011 um investimento de R$ 400 mil da Fundação Amazonas Sustentável (FAZ), por meio do Programa Bolsa Floresta.

Entre os dias 15 e 19 deste mês, a FAS participou, da 5º Assembléia Anual dos Moradores da RDS Uacari, onde os comunitários puderam decidir pela forma de utilização desse recurso e elaborar o elaborar seu planejamento anual para 2011.

Segundo o Coordenador Institucional da FAS, Francisco Pinto, a participação da fundação na assembleia possibilitou aos moradores uma avaliação das ações do programa ao de 3 anos (2008 a 2011) em que está sendo executado.

“Um ponto fundamental durante as discussões é que fora percebido a avaliação positiva dos moradores em relação ao Programa Bolsa Floresta, apenas precisando de maior celeridade a algumas ações que foram prejudicadas por conta da seca de 2010”, avaliou.

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari está localizada no município de Carauari (Médio Juruá/AM) e possui uma área de aproximadamente 611 mil hectares, onde vivem cerca de 300 famílias.

A reserva, criada em 2005, é uma das 15 Unidades de Conservação atendidas pelo Programa Bolsa Floresta, com 340 pessoas cadastradas no programa.

O Programa Bolsa Floresta (PBF) é considerad o primeiro projeto do Brasil certificado internacionalmente para recompensar e melhorar a qualidade de vida das populações tradicionais pela manutenção dos serviços ambientais prestados pelas florestas tropicais, reduzindo o desmatamento e valorizando a floresta em pé.