quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

CAIXA FEDERAL AJUDA PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS

A Caixa Econômica Federal assinou o último dos 74 acordos de subvenção com as entidades sociais selecionadas por edital público, a partir da parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A ação viabilizará o apoio financeiro a projetos voltados para comunidades em situação de vulnerabilidade socioambiental.

Entre os projetos selecionados está um de "transformação efetiva numa área de alto índice de desemprego e baixa escolaridade, gerando renda e educação profissional" do Instituto de Desenvolvimento, Estudos, Ações e Implementações Sociais, da Superintendência Regional da Caixa no Sul Fluminense.


Acompanhe as notícias do DIÁRIO DO VALE também pelo Twitter.
Com a assinatura de todos os acordos, a Caixa passará, a partir de agora, a acompanhar a implementação dos planos de ação dos projetos selecionados, que deverão contribuir para o desenvolvimento regional sustentável, por meio de negócios inclusivos que criem novas oportunidades para toda a cadeia produtiva. A intenção é acelerar a redução das desigualdades sociais nas regiões brasileiras, proporcionando o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Os projetos, elaborados por diferentes entidades da sociedade civil (como ONGs, OSCIPs, associações e cooperativas), serão desenvolvidos até setembro de 2011. A execução terá apoio técnico e institucional da Caixa, por meio das 79 superintendências regionais do banco, e terá foco nos temas: empreendedorismo feminino; capacitação de pessoas com deficiência; catadores de resíduos sólidos; educação ambiental; educação cidadã de crianças, adolescentes e jovens; relações humanas e sociais e aquisição de equipamentos aliada à capacitação profissional, entre outros.

Projetos

Dos 74 projetos, 20 estão direcionados ao 3º ODM, relacionado à valorização da mulher. Entre eles, destaca-se o projeto "Maré de Sabores: Mulheres Empreendedoras em busca da Cidadania", da Associação Redes de Desenvolvimento da Maré, no Rio de Janeiro. A entidade social pretende desenvolver atividades de formação nas áreas de mobilização, participação comunitária e desenvolvimento sustentável, com a realização de oficinas de empreendedorismo, tecnologia e gestão participativa para 60 mulheres chefes de família, fortalecendo a presença feminina no desenvolvimento da economia do país.

Já o projeto "Apicultura Desenvolvimento Sustentável", da Associação do Projeto de Assentamento Rio Claro, volta-se a agricultores familiares e assentados em Jataí (GO) e visa à aquisição de equipamentos e capacitação em apicultura avançada. O principal objetivo é implementar um sistema de produção de mel que viabilize, de forma sustentável, o incremento dos níveis de renda, segurança alimentar e qualidade de vida no assentamento, sem degradar a natureza.
Em São Luís (MA), será desenvolvido o "Projeto Mulheres Empreendedoras", cujo foco é capacitar integrantes da Comunidade Cidade Operária, inserindo as mulheres no mercado de trabalho por meio de laboratórios de informática básica, operador de caixa, rotinas administrativas e atendimento ao cliente.

Objetivos do Milênio

A Caixa, o PNUD e a Agência Brasileira de Cooperação, ligada ao Ministério das Relações Exteriores assinaram, em novembro de 2009, um acordo de cooperação técnica. O acordo visa a fortalecer e a aprimorar as práticas do Programa Caixa ODM, por meio da sistematização de metodologias de intervenção social, aprimorando as capacidades internas do banco na elaboração, análise, gerenciamento e avaliação de projetos de desenvolvimento humano, em especial aqueles voltados às comunidades vulneráveis no Brasil.

Esse acordo tripartite está inserido na política de responsabilidade social da Caixa e contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, definidos durante a reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque, em 2000, na qual líderes de 191 nações oficializaram pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015.

Criado em 2006, o Programa Caixa ODM faz parte da estratégia de relacionamento do banco com as comunidades, e pretende consolidar a atuação da Caixa como agente financeiro promotor de desenvolvimento local, de forma integrada com os objetivos negociais, pautado nos princípios que norteiam a responsabilidade social empresarial.

Investimento Social Privado

A seleção pública e a assinatura dos acordos com as entidades agregam ao Programa Caixa ODM uma modelagem de investimento social privado, que consiste na aplicação de recursos de forma planejada e orientada. O investimento é acompanhado por meio de indicadores, buscando-se medir o impacto das ações na transformação da vida da comunidade.

Os 74 projetos apoiados pela Caixa representam, apenas, o início dessa experiência de investimento em negócios inclusivos. Isso evidencia a integração dos projetos sociais com os objetivos negociais do banco.