quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

DE OLHO NA COPA DO MUNDO

Jornal da Band
pauta@band.com.br
Para atrair visitantes durante a Copa do Mundo de 2014, o Amazonas abriu para a iniciativa privada a exploração do turismo em parques ecológicos. O parque de Presidente Figueiredo é uma das quatro áreas que terão a exploração turística, que será controlado por empresas por meio de concessões do governo estadual.

As empresas vão explorar a área serão definidas ainda neste semestre. O contrato deve ser de no mínimo de 20 anos. A secretária de Desenvolvimento Sustentável do Estado diz que o edital é feito em bases sustentáveis e observa que a atividade tem que ser de baixo impacto.

Hoje, a maior parte dos parques estaduais do Amazonas não tem infraestrutura para visitação. Em muitos locais, a atividade turística é informal e destrói o meio ambiente.

No novo projeto, uma das exigências é contar com a participação dos moradores locais para ajudar na preservação. Para Raimundo Gadelha, guia turístico há 15 anos, é uma oportunidade para que o restante do Brasil conheça as cavernas e animais que ele vê todos os dias