quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

ONU APRESENTA ESTUDOS SÓCIO-ECOLÓGICO

As Nações Unidas divulgaram na segunda-feira um estudo estratégico que, se posto em prática, garantirá um futuro sustentável para o planeta através de investimentos no valor de 1,3 triliões de dólares por ano – ou dois por cento da riqueza gerada pela economia global – em dez sectores-chave.
Esta mudança de paradigma em prol de uma "economia verde" também ajudará a aliviar a miséria crónica, afirma o Programa Ambiental da ONU (UNEP) no seu relatório, apresentado durante uma reunião com mais de 100 ministros do Meio Ambiente, realizada em Nairóbi. De acordo com a estratégia da ONU, o rendimento individual superará as trajectórias previstas pelos modelos económicos tradicionais, ao mesmo tempo que reduzirá a metade a "pegada ecológica" per capita da humanidade até 2050.
O UNEP admite que reestruturar a economia global contraria uma série de interesses poderosos e é um desafio para o mercado de trabalho. O plano, porém, promete gerar índices de crescimento iguais ou maiores que a abordagem tradicional para os negócios, que – apesar de ter alimentado dois séculos de industrialização vertiginosa – deteriorou, a pouco e pouco, os recursos naturais da Terra. "Precisamos de continuar a desenvolver e expandir as nossas economias", disse Achim Steiner, director executivo daquele organismo, ao apresentar o estudo.
"Mas este desenvolvimento não pode ser feito à custa dos próprios sistemas que sustentam a vida na terra, nos mares e na nossa atmosfera que, por sua vez, sustentam as nossas economias e a vida de cada um de nós", acrescentou. A destruição das florestas tropicais, berços da vida, são lembretes de que o equilíbrio da Terra não pode ser considerado eterno.