quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

GOVERNO DO PARANÁ DISCUTE POLÍTICAS SUSTENTÁVEIS

O secretário Especial de Relações com a Comunidade, Wilson Quinteiro, recebeu nesta quarta-feira (16) representantes da Rede Puxirão dos Povos Tradicionais do Paraná para discutir a instituição de uma política estadual para o desenvolvimento sustentável de povos e comunidades tradicionais. Eles querem estabelecer condições para o reconhecimento, valorização e respeito à diversidade sócio-ambiental e cultural. Fazem parte da rede os indígenas, pescadores artesanais, quilombolas, cipozeiros, faxinalenses e ilhéus.

Quinteiro solicitou às lideranças informações para se inteirar da situação de cada segmento. “Quero conhecer o que está sendo feito por cada segmento para então buscarmos a integração com outros órgãos estaduais, federais e até internacionais”, disse o secretário. Ele explicou também que o governo tem algumas limitações de ordem financeira, mas conta com a colaboração de parceiros para elaboração e desenvolvimento de projetos.

O secretário marcou nova reunião para discussão de projetos de cada segmento, a partir da qual serão desenvolvidos programas e ações que assegurem o pleno exercício de sua cidadania. “Tenho a convicção de que não vamos resolver tudo. Mas tenho a convicção de que vamos resolver muito”, afirmou.

PUXIRÃO - A Rede Puxirão é formada por grupos culturalmente diferenciados e com formas próprias de organização social. Eles ocupam territórios e usam recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social, religiosa e econômica, utilizando conhecimentos, inovações e práticas geradas e transmitidas pela tradição.
Áudio:




O